Lobo-guará é atropelado em rodovia
Um logo-guará foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, 28, às margens da BR 267 na altura do KM 532, próximo ao Campus da Unifal, zona oeste de Poços de Caldas. O animal foi encontrado pelo ciclista Fabio Terra, que pedalava ao longo da rodovia.
A princípio trata-se de um animal adulto, que foi atropelado provavelmente à noite ou de madrugada no sentido Poços a Águas da Prata.
O atropelamento ocorreu no trecho onde em agosto deste ano uma placa de sinalização para alertar os motoristas sobre a travessia de animais silvestres, havia sido furtada. Na ocasião foi registrado o atropelamento de uma lontra, próximo ao local onde ficava a placa.
Uma equipe do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DEER esteve no trecho próximo ao Campus da Unifal, onde boa parte dos atropelamentos acontece, e constatou que uma das placas no local tinha sido furtada, além do suporte danificado.
No início deste mês um lobo-guará foi flagrado pelo ciclista Samuel Mosco durante uma pedalada no antigo pontilhão da ferrovia próximo ao ramal da Alcoa, também na zona oeste.
As constantes queimadas têm afugentados os animais silvestres de seu habitat natural o que tem resultado em vários avistamentos, principalmente durante o dia e infelizmente em atropelamentos que muitas vezes resultaram na mortes dos animais.