Mãe e filhos são detidos por desacato durante abordagem policial

Uma cuidadora de idosos de 48 anos e os dois filhos dela de 28 e 16 anos foram detidos no início da noite desta terça-feira, 22, por desacato à autoridade durante uma abordagem policial na Rua Coronel Virgílio Silva, no bairro São João, na zona leste de Poços de Caldas-MG.
Em nota, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 29º Batalhão de Polícia Militar, informou que atendeu uma denúncia via 190 relatando que dois suspeitos estavam comercializando drogas nas proximidades.
Uma viatura deslocou até o local e ao visualizar a situação reportada pela denúncia realizou a abordagem, porém, os dois suspeitos fugiram, sendo abordados após perseguição.
Durante a realização de uma busca pessoal a um dos suspeitos que estava dentro de uma padaria, o irmão de 28 anos e a mãe dele intervieram na ação policial, questionando com palavras ofensivas e resistindo fisicamente.
Segundo a PM, em face a escalada de comportamento agressivo e a necessidade de preservar a segurança dos policiais, sendo necessário o emprego do uso diferenciado da força, com aplicação de técnicas de contenção e imobilização até que a resistência fosse cessada.
A mãe e os dois filhos foram presos em flagrante e encaminhados para avaliação médica e, posteriormente, apresentados à autoridade competente para as providências legais cabíveis.
Os três foram ouvidos pelo delegado de plantão e liberados em seguida após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Diante do episódio, um procedimento administrativo será instaurado para melhor esclarecimento dos fatos.
A Polícia Militar encerrou a nota reafirmando o compromisso com a ordem pública, protegendo a sociedade com estrita observância da legalidade e aos direitos fundamentais, agindo com responsabilidade, técnica e proporcionalidade em suas ações.