NotíciasSaúdeUtilidade pública

Mãe pede socorro para criança de 9 mesês com hérnia inguinal

fb_img_1483633252932

Depois aguardar por sete meses a burocracia do Sistema Único de Saúde, (SUS) família desesperada pede socorro para uma criança de nove meses.

O recém-nascido foi diagnosticado, aos dois meses de idade, com um problema de hérnia inguinal que precisava de uma cirurgia urgente.

Feitos todos os procedimentos para agendar a cirurgia, a mãe aguarda que o SUS libere a operação.

Durante o tempo de espera o problema vem se agravando e chega a um momento muito sério atingindo a bolsa escrotal da criança, sem que as devidas providencias sejam tomadas.

Hérnias ocorrem quando os órgãos pressionam as paredes que os cercam. Isso acontece principalmente nos intestinos, que empurram os pontos fracos da parede abdominal e formam protuberâncias no estômago, no escroto, nas coxas e no abdômen.

A hérnia no saco escrotal surge em torno dos testículos e é uma hérnia inguinal, que também é uma das mais comuns da parede abdominal.

Hérnia no saco escrotal

Saliência na virilha é um dos sinais da hérnia no saco escrotal. Foto:

As hérnias inguinais ocorrem na região da virilha, entre as coxas e o tronco, e são encontradas com uma taxa 25 vezes maior em homens que em mulheres. Elas podem ser diretas ou indiretas, e ambos os tipos causam protuberâncias nos testículos, embora o segundo seja mais comum.

As hérnias indiretas surgem quando os intestinos pressionam a parede abdominal, seguindo o caminho dos testículos ao descer para o escroto durante o desenvolvimento fetal. Apesar de esse caminho normalmente se fechar depois, deixa uma área fraca no abdômen.

A condição geralmente se manifesta por uma protuberância em torno dos testículos. Em alguns casos, a hérnia no saco não apresenta sintomas. A saliência costuma ser o sinal mais visível, podendo causar mal-estar e sensibilidade no local.

Ainda que outros problemas também possam provocar protuberâncias, se elas crescerem quando a pessoa se levanta ou estica a região, provavelmente indicam uma hérnia. Outros sinais da doença são inchaço no saco escrotal, desconforto ou dor ao fazer algum esforço físico e sensação de fraqueza ou pressão na virilha.

Como se vê na imagem se a cirurgia não for  feita rapidamente outras complicações como necrosamento, etc., ainda podem trazer problemas futuros sofrimento para a criança.

Como se vê na imagem se a cirurgia não for  feita rapidamente outras complicações como necrosamento, etc., ainda podem trazer complicações futuras e sofrimento para a criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.