DiversosNotíciasPolíticaUtilidade pública

“Maio Laranja” incentiva denúncias de casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes

A Rede da Criança e do Adolescente de Poços de Caldas – RECRIAD – segue na campanha “Maio Laranja”, que visa combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivar as denúncias, que podem ser feitas por qualquer pessoa nos Conselhos Tutelares, na Polícia Militar (190) e/ou pelo Disque 100 (ligação gratuita). Nesta semana, as unidades da rede de assistência social do município estão recebendo faixas da campanha.

Unidades da rede de assistência social do município estão recebendo faixas da campanha

Vizinhos, amigos, familiares, profissionais que atuam com crianças: é dever de todos levar ao conhecimento das autoridades os casos confirmados ou suspeitos de violência para investigação e tomada de providências. Dessa maneira, construímos uma sociedade mais segura para nossas crianças!

Para acompanhar as ações da campanha é só acessar o https://www.facebook.com/recriad. A Rede da Criança e do Adolescente de Poços de Caldas – RECRIAD – tem como objetivo assegurar os direitos das crianças e adolescentes do município e é articulada pela Secretaria Municipal de Promoção Social desde 2017.

A história do 18 de maio


No dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES, a criança Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi encontrada morta com sinais de violência física e sexual. Este acontecimento chocou o país e despertou diversas discussões sobre como proteger as crianças das situações de abuso sexual. No ano 2000, foi promulgada a Lei 9.970 que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Marcar a data é uma maneira de não esquecer o que aconteceu com a menina Araceli e chamar a atenção para a importância de se falar no tema, no sentido de prevenir que isso aconteça a outras crianças e adolescentes.

☎ Denúncias


O principal objetivo da data é chamar a atenção para o tema e reforçar a importância das denúncias. Qualquer pessoa pode denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A forma mais rápida é pelo Disque Direitos Humanos – Disque 100 – que garante o anonimato.

As denúncias também podem ser feitas aos seguintes órgãos:

CREAS – 3697-2626;
Polícia Militar – 190;
Conselho Tutelar Centro/Leste: 3697-2185/3722-1195;
Conselho Tutelar Sul/Oeste: 3697-2116/3712-0726.
Disque Direitos Humanos – 100.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.