cidadeDiversosNotíciasPolíciaUtilidade pública

Mais segurança: Centro recebe novas câmeras de monitoramento

instalação de câmeras de video monitoramento em Poços de Caldas
Alguns equipamentos foram instalados na Praça Dom Pedro II, onde milhares de foliões vão circular durante o Carnaval – foto Roni Bispo

Poços de Caldas (MG) – A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana está substituindo as câmeras de monitoramento da área central por modelos modernos e mais sofisticados, compatíveis com o sistema da Central Integrada de Monitoramento.


Alguns equipamentos foram instalados em locais como a Praça Pedro Sanches e a Praça Dom Pedro II, locais que vão receber um grande número de foliões durante o carnaval.

As câmeras integram o sistema de vídeo monitoramento em espaços públicos e repartições públicas.

A Central Integrada de Monitoramento faz o acompanhamento em tempo real de algumas localidades da cidade.


Instalada na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Central Integrada de Monitoramento, atualmente conta com 12 câmeras de alta definição e tecnologia, com reconhecimento facial e inclusive o sistema LPR, equipamento com automatização e reconhecimento de placas de veículos permitindo o cruzamento de dados com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e ainda Corpo de Bombeiros.

A expectativa é de que um  total de 250  câmeras sejam instaladas  em pontos estratégicos da cidade, ampliando o monitoramento 24 horas por dia e garantindo a segurança, principalmente nas entradas da cidade, praças, unidades de Saúde nas escolas e creches.

Além disso a Central de Monitoramento conta também com a Muralha Digital, que entrou em operação em novembro do ano passado.

A  Muralha Digital, um moderno sistema de monitoramento equipado com tecnologia de ponta para acompanhar, em tempo real, todas as entradas e saídas de veículos no município.

O sistema funciona 24 horas por dia, diretamente da Central de Monitoramento, ampliando a capacidade de prevenção, resposta e investigação das forças de segurança.

Com a nova tecnologia, veículos suspeitos, clonados, furtados, roubados ou envolvidos em crimes em qualquer região do país passam a ser identificados imediatamente, permitindo uma ação rápida e integrada entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e Departamento de trânsito.

Até o momento três veículos clonados ou com algum tipo de irregularidade ou restrição de circulação foram recuperados e apreendidos e dois foragidos da Justiça foram presos, após serem monitorados pelo sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.