Mauro Tramonte assina pedido para abertura de CPI das Barragens

O deputado estadual Mauro Tramonte (PRB), assinou o pedido para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a mineração em Minas Gerais, principalmente, a situação das barragens.

A assinatura do pedido ocorreu durante a solenidade de posse – foto Flávia Bernardo/ALMG

A assinatura do documento foi um dos primeiros atos de Tramonte como deputado estadual. “Esse crime bárbaro deve ser apurado e seus culpados condenados. Precisamos investigar com urgência as demais barragens. O povo mineiro não suporta mais essa lama de impunidade.” Destacou Tramonte em relação ao rompimento de barragem em Brumadinho.

O pedido deve ser protocolado ainda nesta segunda-feira, 4, após a coleta de assinaturas durante a solenidade de posse na última sexta-feira, 1ª, quando o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho completou uma semana. Além de Tramonte mais 30 deputados assinaram o documento, entre eles a deputada Beatriz Cerqueira (PT), responsável por protocolar o pedido.

Se for aprovada a CPI das Barragens terá um prazo de 120 dias para apurar a situação das mineradoras, podendo ainda ser prorrogada por mais 60 dias.

Desde o rompimento da barragem da Samarco em Mariana em 2015 está em tramitação em segundo turno na Assembleia Legislativa um projeto de lei do deputado João Vitor Xavier (PSDB) que altera a forma das mineradoras operarem e assim garantir mais segurança às barragens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *