NotíciasSaúde

Médico poços-caldense é o novo coordenador da Sociedade Brasileira de Urologia

O médico poços-caldense, Alcides Mosconi Neto, assumiu agora no mês de março a coordenação do Departamento de Endourologia, da SBU – Sociedade Brasileira de Urologia/Minas Gerais. O convite foi feito, em final de fevereiro, pelo presidente da entidade Francisco de Assis Teixeira Guerra, eleito para comandar os destinos da entidade no biênio 2020/21.

O médico poços-caldense vai coordenar mais de 600 profissionais da área de saúde, que fazem parte da SBU/Minas

O urologista de Poços de Caldas divide as responsabilidades do departamento com o especialista, Hilário Antonio de Castro Júnior, de Belo Horizonte. Ambos estarão à frente de todas as iniciativas e eventos relacionados ao cargo, durante os próximos dois anos. Entre as primeiras ações, está a organização do XX Congresso Mineiro de Urologia, que será realizado de 18 a 20 de junho deste ano, em BH, no auditório da Unimed e deve reunir cerca de 400 especialistas.

Francisco Guerra informa que a SBU/Minas, representa mais de 600 profissionais de saúde em todo o Estado. Segundo o presidente, os dois especialistas, como os demais membros da atual diretoria, foram escolhidos por meritocracia, em razão da competência técnica e sem questões políticas. Ainda, na avaliação do dirigente, ambos são profissionais de referência em suas áreas de atuação, também têm bom relacionamento com seus pares e características muito agregadoras.

Como especialista em procedimento cirúrgico a laser, para tratamento da próstata, Alcides Mosconi já participou como palestrantes em outras edições do Congresso Mineiro de Urologia. O encontro deste ano vai reunir centenas de profissionais renomados da área médica, que buscam atualizar os conhecimentos sobre técnicas menos invasivas, para o tratamento de pacientes com esse tipo de problema.

Nesta área, o médico de Poços é um especialista conceituado na técnica da Hiperplasia Prostática (HPB), procedimento a laser pouco invasivo usado no tratamento de tumores benignos da próstata. No currículo, o urologista acumula mais de três centenas de cirurgias realizadas nos últimos anos. “É um procedimento com resultados satisfatórios, por ter baixo índice de complicação, períodos menores de internação e recuperação, se comparados à cirurgia tradicional”, avalia Alcides.

Endourologia

A endourologia é a subespecialidade da urologia, responsável pelo tratamento de diversas doenças do trato urogenital sem a realização de incisões na pele ou apenas com pequenas incisões. Juntamente com a laparoscopia, esta foi a área que mais se desenvolveu nos últimos 30 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.