Memorial do MPMG incorpora Medalha Francesa a seu acervo permanente
Na última segunda-feira, dia 9 de outubro, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, entregou à procuradora de Justiça, Élida de Freitas Rezende, diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e presidente do Conselho Curador do Memorial do MPMG, a Medalha Francesa que representa os ideais republicanos como doação ao acervo do Memorial do MPMG.
A medalha foi concedida à Procuradoria-Geral de Justiça, representada pelo procurador-geral de Justiça, no dia 12 de setembro, por ocasião da Semana do Ministério Público. Naquela data, o vice-diretor de Assuntos Criminais do Ministério da Justiça da França, Julien Retailleau, proferiu uma palestra sobre experiência francesa no combate a crimes ambientais.
A medalha traz o lema da República Francesa, instaurada pela Revolução Francesa, que introduziu a universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais, previstos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Na face da chancela está inscrito “República Francesa democrática una e indivisível”, e no dorso as frases “Em nome do povo francês” e “Igualdade, Fraternidade, Liberdade”.
Cunhada em bronze, com espessura de 81 mm, a medalha representa o “Sceau de la 2ème République”, o Selo da Segunda República. Selo este adotado primeiramente pela Segunda República da França (1848-1851), e que substituiu os selos reais do Antigo Regime.
A doação foi acolhida pela coordenadora da Diretoria de Informação e Conhecimento (DINC), Fernanda Calzavara de Sousa, e destinada para incorporação à exposição permanente do Memorial do MPMG.
Venham conhecer mais sobre a homenagem recebida. O Memorial fica aberto de segunda a sexta, de 13 às 17 horas, na sede do MPMG, à rua Dias Adorno, 367, pilotis.
Fonte: Ministério Publico MG