CulturaDiversosNotíciasUtilidade pública

Mestre Pastinha é  homenageado no Terminal de Linhas Urbanas

Danilo Abreu, Mestre Wallace, Mestre Luizinho, alunas e alunos. durante a roda de capoeira – foto Isadora Bazílio

Integrantes da Escola de Capoeira Angola Resistência – núcleo Poços de Caldas realizaram uma homenagem ao Mestre Pastinha, responsável pela difusão da Capoeira Angola no Brasil.


A homenagem foi realizada na manhã deste sábado, 5,no Terminal de Linhas Urbanas, no centro da cidade e contou com a participação de capoeiristas da cidade e região.


Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, nasceu no dia 5 de abril de 1889 e foi responsável pela difusão da Capoeira Angola , bem como pela reunião e organização dos princípios e fundamentos de um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Pastinha defendia a natureza não violenta do jogo e afirmava que a capoeira conferia dignidade, honradez e decência aos seus praticantes.

Patrimônio Cultural

A história de vida e os ensinamentos de Mestre Pastinha, junto com a de outros mestres, que tenham sido seus alunos ou não, da Capoeira Angola ou Regional , motivou outras pessoas a praticar a capoeira, que se disseminou pelo país e pelo mundo, tornando-se um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

A complexidade e expressividade da capoeira levaram o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a registrar a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira como patrimônios culturais imateriais brasileiros, em 2008, estando inscritos, no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes , respectivamente.

Seis anos depois, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) conferiu à Roda de Capoeira o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade .

Até os dias de hoje, o nome de Mestre Pastinha é reverenciado onde quer que haja uma roda de capoeira (Fonte – Fundação Cultural Palmares)

Aulas gratuitas

Além da homenagem, a roda especial também teve como objetivo promover o acesso da comunidade a essa cultura ancestral que envolve aspectos corporais, musicais, históricos e artísticos baseados nos fundamentos e nas memórias dos velhos mestres e divulgar as aulas de capoeira angola.

As aulas de capoeira são promovidas Escola de Capoeira Angola Resistência – núcleo Poços de Caldas, sob a coordenação do professor Danilo de Abreu.

As aulas gratuitas acontecem semanalmente às terças e quintas-feiras, das 19 às 21h, no Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.