Monumento dos Pracinhas terá grade de proteção após tentativa de furto
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos estuda uma forma de reforçar a placa do monumento dos integrantes da FEB – Força Expedicionária Brasileira, para recolocar a placa com o nome dos pracinhas após tentativa de furto.
No último dia 2, dois suspeitos ainda não identificados retiraram a placa que fica no monumento na Praça Getúlio Vargas, mas foram surpreendidos por Guardas Municipais e abandonaram a placa no chão e fugiram em seguida.
A placa foi recuperada e levada para a Secretaria de Serviços Públicos para ser recolocada novamente. Porém de acordo com o secretário da pasta, Antonio Donizete Albino, primeiro terá de ser construído um dispositivo de segurança, talvez com grades para evitar nova tentativa de furto ou vandalismo no futuro.
O monumento é uma homenagem aos militares de Poços de Caldas que participaram da Segunda Guerra Mundial.
Ao todo foram 16 militares de Poços de diferentes patentes que integraram a Força Expedicionária Brasileira.
Em abril de 1973 os militares foram homenageados com monumento, que atualmente fica na Praça Getulio Vargas, em frente a Urca.
Aos pés de um soldado foi instalada uma placa com os nomes dos seguintes militares: tenente Dr. Miguel A. R. Mollo; SargentosAureliano Primo Ferro; Jovino Gentilini; Newton Delgado; José Oswaldo Ferreira e Silva; Wilson Marcondes de Paula; Domiciano Vieira; Cabos Humberto Vita; Haroldo do Carmo; Paulo Alvise; Ssoldaos Mário Togni; Ruy Delgado; Geraldo de Carvalho; Mario Veronezzi; José Ferreira; Waldomiro Alves Costa. (fonte e foto Memória de Poços/Rubens Caruso)