Morre aos 98 anos o mais velho ex-pracinha de Poços
Está sendo velado no Velório Municipal de Poços de Caldas o corpo de Jovino Gentillini, ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira. Seu Jovino morreu no final da tarde desta segunda-feira, 6, aos 98 anos de idade.
No último dia 1º, ele foi internado na Santa Casa de Poços de Caldas. O sepultamento será às 16h, no Cemitério da Saudade. Seu Jovino era viúvo e deixa filhos e netos.
A FEB contou com a participação de 16 militares de Poços de Caldas na Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1945.
Em 1973, os veteranos de guerra foram homenageados com o monumento instalado na Praça Getúlio Vargas, em frente à Urca.
Mais um Herói-Amigo seguiu para o Bivaque Eterno.
Jovino Gentilini foi Terceiro-Sargento da Força Expedicionária Brasileira, embarcando com o Primeiro Escalão para a Itália em 02 de julho de 1944, no II/ 1º ROAuR. Voltou ao Brasil em 18 de julho de 1945.
Desde 2015, Jovino esperava por nós no domingo de encerramento do Classic Car Poços de Caldas, MG.
Era alegria recíproca e ele sempre lembrava que era o único remanescente da cidade a ter combatido no Norte da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
Poços de Caldas está mais triste. Ana e eu também, e muito.
Foi no domingo a tarde, após deixarmos o XI Classic Car e seguir para a Rua Piauí, que tivemos contato com a notícia de sua internação na quarta-feira, 01 de agosto 2018.
Com suas filhas, neta e seu primeiro bisneto, de cinco meses, passamos meia hora falando sobre Jovino, fotografando o bisneto ao volante do Jeep Willys MB 1942 padrão FEB, e saímos de lá com a certeza absoluta de que em agosto de 2019, daríamos finalmente uma voltinha de ‘capota abaixada’…
Infelizmente, no dia seguinte, quando já estávamos em Jaboticabal SP, Jovino partiu…
Missão Cumprida!
A Cobra Continua Fumando!!
(Vitor e Ana – Jaboticabal, SP)