CulturaDiversosNotícias

Morre o músico, cantor e compositor Riachão aos 90 anos 

Riachão da dupla Riachão e Riachinho
Vitório Cioffi da dupla caipira Riachão e Riachinho deixa um legado para música caipira de todo Brasil – foto acervo TV Poços

A música caipira está de luto nesta quarta-feira, 21, pela morte do cantor, músico e compositor, Vitório Cioffi, o Riachão, da dupla Riachão e Riachinho de Poços de Caldas-MG. Riachão tinha 90 anos, e morreu hoje de manhã em um hospital particular, onde estava internado e lutava contra um câncer.  

Nascido em uma fazenda na então Jimirim, hoje Poço Fundo, Riachão pertencia a uma família de muitos talentos musicais. 

Os cinco irmãos Cioffi formaram três duplas caipiras ao longo das carreiras: Riachão e Riachinho, Moreno e Moreninho (Pedro e João Cioffi) e também o Catireiro (Omero Cioffi). 

Ao lado do irmão Orlando Cioffi, o Riachinho, a dupla gravou o primeiro LP em 78 rpm no em 1955, pela gravadora Colúmbia, com as músicas “Despedida” e “Castigo de Santos Reis”. No mesmo ano, a dupla gravou o segundo disco, também na Colúmbia, com a moda de viola “Boi Assombração” e o cururu “Índio Paulistano”. 

O compositor ao lado do irmão procurava divulgar e valorizar a cultura caipira com as letras cifradas nas músicas compostas pelo artista. 

dupla Riachão e Riachinho
A dupla fez muito sucesso divulgando cultura e a música caipira

Ao todo foram 16 músicas gravadas em oito discos. Destaque para o sucesso com a música” Treze de Maio” em parceria com Teddy Vieira, e também que foi gravada pelos seus irmãos Moreno e Moreninho, em 1956.  

Outro grande destaque na composição foi a música “A Marca da Ferradura”, gravada por Tonico e Tinoco e que em 2010, Riachão conseguiu provar que a música era de sua autoria. (Fonte – Sandra Cristina Peripato/Recanto Caipira) 

Em 2002 Riachão fundou a Orquestra de Violeiros Paisagem do Sertão e ao lado dos violeiros amantes da música caipira levava alegria e boas recordações durante as apresentações, principalmente no Coreto da Praça Pedro Sanches. 

Vitório Cioffi da dupla caipira Riachão e Riachinho deixa um legado para música caipira de todo Brasil.

Riachão era casado e deixa dois filhos e quatro netos. O velório está previsto para ter início às 16h30 no Velório Municipal e o sepultamento está previsto para às 9h desta quinta-feira, 22, no Cemitério da Saudade.  

Nossos sentimentos aos familiares e amigos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.