Morre o Sensei Mitsuhisa Matsuo aos 82 anos
O Esporte em Poços de Caldas está em luto nesta segunda-feira, 24, pelo falecimento do Sensei Mitsuhisa Matsuo, um dos maiores e renomados mestres do Judô do Brasil. Sensei Matsuo é referência do esporte para diversos judocas de Poços e do país.
O velório está sendo realizado no Velório Municipal e o sepultamento está previsto para às 16h30 no Cemitério Parque, na zona sul da cidade.
Sensei Mitsuhisa Matsuo
Natural de Tóquio, Japão, Matsuo mudou-se para o Brasil na década de 1960 para trabalhar com agronomia. O então engenheiro agrônomo morou e trabalhou em Belém do Pará em plantações de tomate e pimenta. Mais tarde se mudou-se para Brasília, São Paulo, Paraná e em Londrina passou a dar aulas de judô em uma academia.
As técnicas da agronomia traçou seu destino e fez com que através da Mitsiu ( empresa multinacional japonesa especializada em fertilizantes) Matsuo viesse para Poços de Caldas e a partir daí iniciava um novo ciclo do esporte na cidade e no Brasil.
Porém foi no judô que ele se profissionalizou e, desde 1982, passou a ensinar os princípios e fundamentos do “caminho suave” aos seus alunos, destacando-se no país como um dos mais renomados professores de judô.
Um dos mestres do judô mais renomados do Brasil, Sensei Matsuo era referência em Poços de Caldas pelo trabalho dedicado ao esporte, principalmente no Clube do Judô, na Vilas Unidas, um dos principais templos do esporte na cidade.
Com mais de 50 anos dedicados exclusivamente ao judô, em 2021 Sensei Matsuo recebeu a graduação do 6º Dan KODANSHA pela CBJ Confederação Brasileira de Judô. Título que lhe rendeu uma homenagem na Câmara Municipal.
“Sensei Matsuo dedicou sua vida ao ensinando Judô, com maestria e dedicação, inspirando inúmeras gerações de alunos com sua sabedoria e disciplina. Sua paixão pelo ensino e seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e físico de seus alunos deixaram uma marca indelével em nossa comunidade”, lamentaram os discípulos e alunos do Clube do Judô.