Morre Tio Orlando
O rádio, a cultura e o esporte estão mais tristes hoje em Poços de Caldas. Aos 82 anos de idade faleceu na manhã desta terça-feira, 14, o radialista, Orlando Gaiga, conhecido carinhosamente como Tio Orlando.
Gaiga estava internado no hospital da Unimed e vinha lutando contra um câncer no pâncreas, recentemente descoberto. O velório acontece no Velório Municipal e sepultamento sera as 16h30 no Cemitério Municipal da Saudade.
Orlando Gaiga nasceu em Poços de Caldas. Filho de Benigno Giorodano Gaiga e de Leonilda Diniz Gaiga tinha a cultura como uma das paixões, além do rádio e o futebol.
Começou a carreira na antiga Casa Rádio, dos primos Castro e Gaiga. Neste período ocorreu um fato inusitado. Ele foi instalar um rádio para uma cliente que estava hospedada no Palace Hotel e como pagamento, a hóspede lhe deu uma ficha de cassino no valor do rádio e como gratificação ele recebeu uma ficha de madrepérola, que tinha um valor bem maior do que o rádio. Os patrões na época não acreditaram e só depois de ligarem no hotel ficaram convencidos de que o jovem técnico de rádio dizia a verdade.
Em 1964, foi trabalhar na extinta Rádio Difusora, onde montou os transmissores. Em 1967, foi para Rádio Cultura, onde se destacou na área de publicidade, onde se aposentou. Depois de aposentado voltou à Difusora onde montou a FM.
Incansável e amante das ondas curtas, Orlando voltou à Cultura e criou o programa Música e Esporte. Programa que apresentou por 47 anos ao lado do amigo Lázaro Alvisi, o Lolo.
Em 1974, Gaiga ao lado dos amigos Francisco Risola e Lólo, protagonizaram um momento histórico do jornalismo esportivo de Poços Caldas, quando entrevistaram Pelé na concentração do Santos Futebol Clube, no Hotel Floresta em 1974.
Ainda conciliando a paixão pelo futebol, foi tesoureiro, conselheiro da Caldense e também foi técnico e diretor de futsal do Clube.
Na cultura, Orlando Gaiga trabalhou com o pai, Benignino Gaiga no teatro sendo o responsável pela sonoplastia e iluminação do grupo.
Em dezembro do ano passado foi homenageado pela Câmara Municipal de Poços de Caldas com o Diploma de Honra ao Mérito e de Mérito Profissional.
Orlando Gaiga era viúvo e não tinha filhos.