Motorista inabilitado que arrastou PM é condenado por tentativa de homicídio
O motorista inabilitado, Willian Herbet Vilela de Freitas foi condenado a 5 anos e quatro meses de prisão por tentar matar um policial militar. O crime foi em maio de 2019 após uma perseguição. O PM tentou entrar no carro e foi arrastado em via pública. O motorista só parou depois que o veículo foi atingido por três tiros.
Freitas foi julgado ao longo desta terça-feira, 18, no Fórum de Poços de Caldas. O júri considerou o réu culpado pelos crimes de homicídio tentado, crime de desobediência à ordem legal de funcionário público, do crime de dano qualificado, do crime de conduzir veículo sem habilitação e do crime de transitar em via pública com velocidade acima do permitido.
Freitas, que aguardava pelo julgamento em liberdade recorrer da sentença em prisão domiciliar.
Entenda o caso
Na noite de 24 de maio de 2019, Freitas com 24 anos dirigia um Corsa Wind por volta das 3h da madrugada e não obedeceu a um sinal de parada em uma blitz da Polícia Militar. O motorista acelerou e foi para cima dos policiais, que se jogaram em outra direção para não serem atropelados. Logo em seguida começou a perseguição.
Os policiais solicitaram apoio via sala de operações e outras equipes iniciaram um intenso rastreamento pelos bairros da cidade. O veículo foi localizado no Jardim Ipê e o motorista continuou a fuga em alta velocidade. No trajeto um passageiro de 18 anos pulou do veículo e fugiu a pé.
Um bloqueio foi montado na Avenida Vereador Edmundo Cardillo com a Rua josé Bianucci. O motorista parou o carro e ao perceber que o tenente Ivan Marcos Pegnolate Gonçalves se aproximou do veículo para tentar tirar a chave do contato, Freitas arrancou novamente com o veículo. O policial se agarrou na porta e foi arrastado por cerca de 50 metros.
Na tentativa de fazer com que o motorista cessasse a fuga, os policiais efetuaram 12 disparos contra o veículo. Segundo a PM, 3 disparos atingiram o pneu e a lateral do Corsa até que o motorista perdeu o controle da direção e bateu contra um poste, sendo então preso em flagrante.