DiversosEconomiaNotíciasTransitoUtilidade pública

Motoristas reclamam de cobrança indevida na zona azul

cobrança zona azul
Um motorista que habilitou a cobrança automática teve 3 descontos nos créditos com o carro na garagem – foto Roni Bispo

Motoristas que utilizam o estacionamento rotativo em Poços de Caldas-MG têm reclamando quanto à cobrança indevida. Um motorista foi cobrado automaticamente, mesmo com o carro na garagem.

As reclamações surgiram, principalmente após o início da utilização de veículos com tecnologia OCR – Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres, que auxiliam na fiscalização da rotatividade de carros nas vagas da zona azul no centro da cidade. O novo serviço entrou em operação em março deste ano.

O aposentado Francisco Fernandes, entrou em contato com o Poçoscom e relatou duas situações de cobrança. A primeira ocorreu no dia 5 de agosto, quando recebeu três notificações de cobrança automática no valor de R$ 1,35 pelo estacionamento na vaga 9004. O problema é que nesta data o carro do aposentado estava na garagem, no bairro Santa Lúcia e foram descontados os créditos no saldo dele no aplicativo.

Na época o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, contou que após questionamento feito a empresa, a justificativa foi de que o carro OCR pode ter feito a cobrança automática um dia anterior, e os dados armazenados no veículo foram transmitidos para central no dia seguinte, quando ocorreram as notificações.

Após reclamações e comprovação de que o carro estava na garagem, o aposentado foi ressarcido pela empresa responsável pela administração da zona azul.

Depois desta cobrança Fernandes desativou a cobrança automática do aplicativo e passou a habilitar o aplicativo somente quando vem para o centro e precisa estacionar na rua.

Esta semana ele teve outra surpresa, mesmo com a cobrança automática habilitada ele recebeu uma advertência por falta de pagamento. Novamente após reclamação junto à empresa, a advertência foi cancelada.

Em contato com a EXP Parking, o Poçoscom foi informado de que as reclamações são analisadas e resolvida da melhor forma possível, porém algumas queixas não procedem. Já em relação a cobrança automática, o motorista pode levar o celular até a sede da empresa na Rua Rio de Janeiro, 385, para verificar a configuração do aplicativo para habilitar ou desabilitar a cobrança automática.

De acordo com coordenadora do Procon Municipal, Fernanda Soares, o Órgão de Defesa do Consumidor já recebeu reclamações de motoristas que foram cobrados pela utilização de vagas, porém a marcação da vaga não estava pintada adequadamente ou simplesmente apagada.

A coordenadora reforça que se o motorista se sentir lesado por cobrança indevida pode fazer a reclamação junto ao Procon, que fica na Rua Pernambuco, 562, no centro da cidade ou pelo canal eletrônico E-Ouve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.