MPMG promove 2º Encontro Estadual da Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção
O objetivo do encontro é o compartilhamento de experiências e boas práticas entre as instituições parceiras. Durante dois dias serão debatidos temas como o uso da tecnologia na investigação criminal, ação controlada em grandes operações e medidas de autoproteção
Foi realizada na manhã de hoje, 24 de agosto, a abertura do 2º Encontro Estadual da Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A unidade foi criada em 2022 para congregar esforços das estruturas de investigação do Ministério Público, visando a excelência e a eficiência na atuação. O objetivo do encontro é o compartilhamento de experiências e boas práticas entre as instituições.
Na abertura, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, falou sobre a importância da unidade do trabalho do Ministério Público e de outras instituições de segurança para transformar a realidade e tornar Minas Gerais um estado cada vez mais seguro. A coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Paula Ayres Lima, ressaltou que em pouco mais de um ano a integração das estruturas de investigação criminal já apresenta importantes resultados, como a recuperação de mais de R$ 1 bilhão.
Durante a solenidade, o MPMG homenageou as instituições parceiras pelos relevantes serviços prestados à sociedade. As homenagens foram recebidas pelos representantes das instituições: o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco; o subsecretário da Receita Estadual (SRE) da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Osvaldo Lage Scavazza; o chefe do Serviço de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Minas Gerais, Marcelo Viana; o tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Edgard Antonio de Souza Junior; e a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Letícia Baptista Gamboge Reis.
Em seus pronunciamentos, todos os homenageados destacaram a importância da integração pioneira dos órgãos de Estado para fazer frente à criminalidade.
Também compuseram a mesa de abertura, o subcorregedor-geral Mauro Flávio Ferreira Brandão e a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus.
Hoje e amanhã, durante todo o dia, haverá apresentações sobre temas como: uso da tecnologia na investigação criminal, ferramentas e estratégias de busca e captura de foragidos, a investigação criminal e a atuação do MPMG sob a perspectiva dos Tribunais Superiores, interação entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o MPMG, ação controlada e sua aplicação em grandes operações e medidas de autoproteção.
Fonte: Ministério Publico MG