Nova Zona Azul terá vagas compartilhadas
A Nova Zona Azul de Poços de Caldas que está sendo implantada traz uma série de novidades. Além do registro do tempo de permanência dos veículos por meio dos parquímetros, um outro diferencial será a vaga compartilhada.
A medida vai permitir que as vagas destinadas a carga e descarga e também carga de valores sejam utilizadas também pelos demais veículos. De acordo com o diretor do Demutran, Carlos Sgrilli, as vagas serão compartilhadas no momento em que não houver o serviço de carga e descarga. Para isso será determinado um horário específico para que as vagas sejam utilizadas para quem precisa descarregar ou carregar alguma mercadoria nas vagas específicas.
O objetivo é ampliar a oferta de vagas para os demais veículos, principalmente na área central. “À medida que estipulamos um horário para a carga e descarga e a carga de valores, antes ou após este horário, os demais motoristas também vão poder utilizar estas vagas, uma vez que sem a restrição do horário, as vagas ficavam o dia todo à disposição para carga e descarga e este tipo de serviço não é feito o dia todo e sim em determinadas horas do dia”, explicou o diretor.
Apesar do compartilhamento das vagas, é importante ressaltar que o motorista vai pagar pelo estacionamento rotativo normalmente. Aos finais de semana e também feriados as vagas destinadas aos veículos oficiais como em frente a Prefeitura e o Fórum por exemplo, também poderão ser utilizadas pelos motoristas.
Bolsões para motos
A Nova Zona Azul também foi assunto durante a sessão da Câmara da semana passada. O vereador Marcos Tadeu Salla Sansão (PSDB) fez um pedido de informação a respeito da demarcação dos bolsões, espaços reservados nas ruas para o estacionamento das motos e que devem comportar até 8 veículos na área demarcada.
Segundo o vereador, algumas vagas que já foram pintadas apresentam medidas diferenciadas do que é determinado pela lei municipal. Umas estão menores que outras, segundo a legislação.
O diretor do Demutran disse que a pintura das vagas faz parte do processo de implantação e que antes da conclusão e entrega do serviço, o Demutran fará a fiscalização e caso as demarcações não estejam de acordo com o determinado, a empresa que vai administrar o serviço do estacionamento rotativo terá de refazer a pintura.