Número de UTIs para Covid-19 será ampliado em Poços
O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, 26, pelo prefeito Sérgio Azevedo em um vídeo postado na página dele nas redes sociais em que o chefe do Executivo demonstra preocupação com o aumento dos casos positivos da Covid-19 em Poços de Caldas e a taxa de ocupação das UTIs, principalmente por pacientes de outras cidades que são transferidos para os hospitais credenciados pelo SUS no município.
De acordo com o Boletim Epidemiológico desta terça-feira, a taxa de ocupação de UTIs na cidade era de 56,14%, dez por cento a menos que na última segunda, quando o percentual chegou a 64,91% e acendeu o sinal de alerta.
Até ontem eram 32 pacientes internados nas unidades de terapia intensiva, sendo 20 de Poços de Poços, um paciente aguardando pelo resultado de exames e 11 de pacientes de outras cidades: Andradas, Arceburgo, Boa Esperança, Caldas, Extrema, Jacutinga, Pihumi e Santa Rita de Caldas. “Estes pacientes estão vindo para Poços porque já há leitos disponíveis nas regiões destes municípios e não podemos deixar que o mesmo aconteça aqui e por isso vamos ampliar o número de UTIs para pacientes com Covid. Já fomos na Santa Casa e estamos habilitando mais 10 leitos para que possamos aumentar a capacidade indo de 57 leitos para 67,” disse o prefeito.
Também nesta terça-feira, foi publicada uma nova Resolução do Comitê Extraordinário da Covid-19 que reduz o horário de funcionamento das lojas de conveniências das 6h às 22h. O mesmo horário também foi determinado para os supermercados, hipermercados e atacarejos, que até então não tinham restrições quanto ao horário de funcionamento.
A resolução determina ainda a suspensão das atividades de parques públicos aos sábados, domingos e feriados.
Segue valendo a regra que proíbe eventos públicos e privados, inclusive confraternizações, com mais de 30 pessoas simultâneas, com ressalvas para às realizadas em casa de eventos.
Preocupado com o aumento dos casos positivos na cidade o prefeito encerra o vídeo fazendo um apelo à população para que mantenha as medidas preventivas, bem como o uso da máscara, higienização e principalmente, que evite aglomeração. “ A situação é preocupante. É preciso que as pessoas colaborem mantendo as medidas preventivas, evitando aglomeração, que vem ocorrendo principalmente com a realização de festas particulares. Vamos tomar cuidado, a vacina chegou, mas ainda o número não é suficiente para todos, vamos manter as medidas preventivas para vencer esta segunda onda, assim como foi na primeira,” finaliza o prefeito.