DiversosOpiniãoPolítica

O MITO DO GOLPE

 brasilia-DF

         A crise da decadência histórica do Lulopetismo descamba para a histeria ideológica. Além de falir a economia, afundou com um abraço de afogado o Estado brasileiro, hoje em um beco fiscal e político aparentemente sem saída.

Essa “minoria expressiva” está criando um campo de confronto que aposta na “clandestinidade”. As denúncias incomodam demais; há excesso de luz sobre os malfeitos; a desilusão moral e política é muito forte quando se vê a heroica bandeira vermelha socialista enlameada. Se a auto crítica é insuportável, melhor achar bodes  expiatórios. Tantas burradas que até a ultra direita saiu das sombras.

Nega-se a legitimidade da opinião contra da maioria da sociedade e se tripudia o Judiciário. Inverte-se a lógica democrática. Resta a “ética” das gangues de rua e dos comandos paramilitares. Isso sim é dar asa às cobras e ninho às serpentes anti democráticas.

Ressuscitam-se mitos, jargões e retalhos de narrativas do nosso passado político de resistência socialista e democrática. Este cerne há muito deixou de existir no petismo pós-Anistia, contaminado pelo excesso de oportunistas e pela ideologia do sindicalismo de resultados modelo EUA.   

Pessoas de boa (e má) fé passam a repetir o mantra de que se prepara outro golpe de 64. Sem milicos. A “imprensa” ideológica – como o chic “Le Monde” versão tupiniquim – descamba no panfletarismo, o que afronta a obrigação dos intelectuais de criticarem a realidade sem partidarismo.  

Tudo é reduzido a uma ópera do militante maluco. As “elites” unidas em fronda contra o povo. Os “rentistas” odeiam Dilma porque ela baixou os juros e manipulam a “mídia golpista” que manipula as massas sublevadas pela crise. Corrupção? Todo o sistema político é corrupto, portanto, ninguém é punível. Nas ruas, a classe média “de meia idade” deseja manter seus “privilégios”.  É pura zootopia.

 

josé roberto da silva

p/ jornal de brasilia – 09/abril/ 2000.16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.