Obrigado Maria Cláudia
“Mire. Veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou.” A citação de Guimarães Rosa é a epígrafe da dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida, defendida pela educadora Maria Cláudia Prézia Machado.
De espírito guerreiro e personalidade forte, Maria Claudia lutou até os últimos instantes pela vida. Internada na Unimed no último dia 19 de junho devido uma infecção causada após um tratamento odontológico. No final de junho, Maria Cláudia chegou a receber alta, mas voltou a passar mal, desta vez após um edema e uma parada respiratória. Na manhã desta quinta-feira, 6, após passar por exames no Hospital Santa Lúcia, a família da educadora confirmou a morte cerebral. O velório tem início às 12h na Câmara Municipal de Poços de Caldas e o sepultamento será às 17h no Cemitério da Saudade.
Natural de Campinas/SP, Maria Cláudia Prézia Machado era residente e apaixonada por Poços de Caldas, cidade na qual trabalhou incansavelmente pela universalização do acesso e melhoria da qualidade da educação.
Formada em Pedagogia pela Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e Letras de Poços de Caldas, com especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; em Educação Especial pela Associação Jaboticabalense de Educação e Cultura; e em Gestão de Educação também pela Associação Jaboticabalense, com Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – UNIFAE.
Atuou como educadora na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas desde 1984, onde exerceu as funções de professora do ensino fundamental I, vice-diretora do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, coordenadora pedagógica no mesmo Colégio, coordenadora da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e diretora do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, eleita por duas vezes.
Foi secretária municipal de Educação de 2013 a 2016 e presidente da Autarquia Municipal de Ensino, na gestão do ex-prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), quando também foi eleita vice-presidente regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Atualmente havia retornado para a função de coordenadora pedagógica no Colégio Municipal, sua grande paixão profissional.
Como gestora da educação municipal, Maria Cláudia transformou Poços de Caldas numa referência em educação infantil e integral. Implantou Educação Integral em 80% das unidades escolares, incluindo quatro escolas da área rural, superando a meta do Ministério da Educação prevista para 2024.
Sob sua gestão, a Prefeitura construiu e inaugurou quatro novas creches municipais, nos bairros Estância São José, Dom Bosco, Marco Divisório e Vila Matilde, além da ampliação do CEI Angelina Eiras, no Nova Aparecida, que teve a capacidade de atendimento duplicada. Também proporcionou a construção do novo prédio da Escola Municipal Júlio Bonazzi, no bairro Santa Maria. No âmbito pedagógico, implantou o projeto Escola Viva, para avançar rumo à Educação Integral, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão.
Sempre acompanhei o trabalho da Maria Claudia. Mesmo em muitos momentos de posição política antagônica sempre admirei a Maria Claudia pela sua dedicação e esforço em busca de avanços na educação e prova disto está na sua tragetória tanto na sua formação quanto nos resultados conquistados.
Poços de Caldas está de luto no dia de hoje mas sabendo que Maria Claudia nos deixa um legado que sabemos ser verdadeiro. A luta pela EDUCAÇÃO que é o caminho da transformação do nosso País,
Valeu Maria Claudia, sua missão foi cumprida com nota 10 !!!
Vamos sentir saudades!
Um abraço carinhoso para a família.