Operação Conexão Sul de Minas: PF divulga balanço final da ação que resultou em 33 prisões em Poços de Caldas e região

A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira, 27, um balanço final da Operação Conexão Sul de Minas, deflagrada na manhã da última quinta-feira, em Poços de Caldas-MG, Alfenas-MG, Campestre-MG, Três Pontas-MG, Varginha-MG, Ribeirão Preto-SP e Altinópolis-SP.
A operação tinha como alvo duas organizações criminosas com atuação no Sul de Minas e no interior de São Paulo. Os grupos são investigados por crimes como tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, roubo a bancos e furto qualificado.
A ação também teve como objetivo sufocar financeiramente os grupos criminosos, que teriam movimentado R$ 50 milhões em ativos ilícitos.
A operação contou com a participação de 250 policiais federais e 80 policiais militares de Minas Gerais que resultou em 17 prisões temporárias, 11 prisões preventivas e 5 prisões em flagrante.
A Polícia Federal informou ainda que material genético de quatro investigados seria coletado para análise e inserção no banco nacional de perfis do Ministério da Justiça. A intenção é cruzar os dados com registros de crimes como ataques a bancos.
Além das prisões foram cumpridos 80 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de 164 veículos entre caminhão, automóveis, motocicleta e motos aquáticas, 08 armas de fogo, 405 munições de calibres diversos.
E ainda 4 tabletes de cocaína e R$ 235.931,00 em espécie, além de 44 objetos de valor (joias).
A investigação teve duração de um ano e contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal.
As apurações revelaram um esquema criminoso altamente estruturado, responsável por crimes como tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, extorsão, receptação, roubo a bancos, furto qualificado e adulteração de veículos.