Tribunal de Justiça

Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG se apresentam na 28ª Semana do Servidor

Not---Concerto-150-anos4.jpg
O Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem do TJMG apresentaram grandes clássicos da música brasileira (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Em uma jornada musical com canções que marcaram momentos importantes nas 15 décadas de história do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem do TJMG se apresentaram, nesta quinta-feira (26/10), na entrada do Edifício-Sede da Corte Mineira. O evento foi prestigiado pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, outros integrantes da Direção e demais magistrados, servidores, terceirizados e comunidade local.

O concerto dos 150 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais integra a série de atividades da 28ª Semana do Servidor, com o tema “TJMG 150 anos: Fazemos História”. Grandes clássicos emocionaram o público com a interpretação de canções de referências da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Pixinguinha, Ari Barroso, Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Milton Nascimento.

Not---Concerto-150-anos3.jpg
O presidente José Arthur Filho e demais desembargadores prestigiaram a apresentação do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem do TJMG, coordenados pelo desembargador Wagner Wilson (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

O presidente José Arthur Filho reforçou o compromisso do TJMG em oferecer uma programação de qualidade aos servidores. “Esta é uma semana maravilhosa que culmina com a apresentação da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil, que sempre nos alegram e nos sensibilizam. Os nossos servidores são as pedras preciosas deste Tribunal. Sem eles, nada funcionaria”, disse.

O coordenador da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, disse que as crianças e adolescentes recebem o carinho dos servidores a cada apresentação. “Estamos presenteando os servidores porque eles são parceiros e apoiam muito o nosso projeto. Os meninos e meninas da orquestra e do coral estão muito felizes em poder presentear os servidores, sabendo da importância que eles exercem para a continuidade dessa iniciativa”, afirmou.

Not---Concerto-150-anos2.jpg
Integrantes da Direção, demais magistrados, servidores e colaboradores e a comunidade local se emocionaram com a apresentação (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Gratidão

A servidora Luiza Souza, gerente de Acompanhamento e Gestão de Serviços Gerais (Geseg), agradeceu a direção do TJMG pelas atividades oferecidas durante a semana, em especial pela apresentação desta noite. “Esta semana mostrou o quanto somos valorizados pelo Tribunal e o quanto nos sentimos privilegiados de estar aqui. A orquestra e o coral são maravilhosos e sempre surpreendem a todos nós”, disse.

O servidor Newton de Pádua, assessor técnico da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), enalteceu o projeto desenvolvido com as crianças e adolescentes. “Além da importância da Semana do Servidor, hoje é um momento de valorizar essa iniciativa cultural que extrapola o âmbito do Tribunal e tem influência positiva em toda a sociedade”, afirmou.

Not---Concerto-150-anos-Newton-Padua.jpg
Servidor Newton de Pádua elogiou o projeto desenvolvido com crianças e adolescentes (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Orgulho

Os irmãos João Pedro Valverde, de 20 anos, e Miguel Valverde, de 13 anos, integram a Orquestra Jovem do TJMG há 8 anos e 2 anos, respectivamente. A mãe Silvana Valverde, moradora do bairro Palmeiras, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acompanhou atentamente a apresentação dos filhos e valorizou a importância que o projeto tem na vida deles.

“Esse projeto foi a realização de um sonho na vida deles. João Pedro desde pequeno queria seguir na carreira e entrou para o projeto, foi menor aprendiz e hoje é contratado como spalla na Orquestra. O Miguel começou com 11 anos e hoje integra a Orquestra. O desenvolvimento deles foi maravilhoso. Se não fosse o projeto confesso que dificilmente eles estariam onde estão. É um orgulho muito grande saber que eles fazem parte desta equipe. O coração transborda de alegria”, afirmou.

Not---Concerto-150-anos11-Silvana-Valverde-com-os-filhos-Joao-Pedro-e-Miguel.jpg
Os irmãos João Pedro Valverde (à esquerda) e Miguel Valverde (à direita) acompanhados da mãe Silvana Valverde (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

O jovem João Pedro se sentiu honrado com a apresentação. “É a realização de um longo trabalho em homenagem aos 150 anos do TJMG. Fico muito feliz e espero que todos tenham gostado”, disse.

O garoto Miguel se divertiu com a experiência vivida nesta noite. “Foi muito legal e divertido e espero que todos tenham gostado. Trabalhamos duro para fazer essa apresentação e estou muito feliz. Desde pequeno eu via meu irmão tocando, então sempre tive contato com a música”, contou.

Repertório

A apresentação do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem do TJMG foi dividida em quatro momentos que marcaram os 150 anos do TJMG: “Origens do TJMG – Fundação e Primeiros Anos (1873-1891)”; “Crescimento e Transformação (1897 – 1979)”; “Redemocratização e Novos Desafios (1980-2012)”; e “TJMG e a Sociedade Atual: Relação do Judiciário com a Sociedade, em suas Diversas Esferas”. Para cada tema foram selecionadas canções que simbolizam o período mencionado.

not-maestrina-coral-orquestraTJMG.jpg
A maestrina e coordenadora pedagógica da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, Luciene Villani, disse que o evento foi precedido de muita pesquisa e intenso preparo das crianças e adolescentes (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O repertório incluiu sucessos como “Atraente” (Chiquinha Gonzaga), “O Trenzinho do Caipira” (Villa-Lobos), “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), “Asa Branca” (Luiz Gonzaga), “Chega de Saudade” (Tom Jobim), “Tente Outra Vez” (Raul Seixas), “Maria, Maria” (Milton Nascimento), “Aquarela” (Toquinho) e “Seio de Minas” (Paula Fernandes).

Segundo a maestrina e coordenadora pedagógica da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, Luciene Villani, o evento foi precedido de muita pesquisa e intenso preparo das crianças e adolescentes.

Not---Concerto-150-anos10.jpg
O público lotou o espaço e se encantou com a apresentação realizada na entrada do Edifício-Sede do TJMG (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

“Fizemos uma pesquisa desde a fundação do Tribunal, quais foram os marcos importantes, e um link com as músicas que estavam sendo compostas ou que eram mais tocadas à época, sobretudo em Minas Gerais. Foi um resultado maravilhoso. As pessoas se identificam com as músicas que foram resgatadas. Chiquinha Gonzaga, por exemplo, foi a primeira maestrina regendo uma orquestra no Brasil, uma figura muito importante para a nossa história. O público recebeu o repertório com muito carinho”, ressaltou.

Projeto

O Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem do TJMG foram criados em 2011. Inicialmente, o projeto atendia 20 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e atualmente são mais de 400 participantes.

Os integrantes são meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 6 e 18 anos, que vivem em abrigos e comunidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Not---Concerto-150-anos6.jpg
Coral Infantojuvenil do TJMG, criado em 2011, encantou a plateia em mais uma memorável apresentação (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Eles têm aulas de iniciação musical, canto coral, prática de orquestra, percussão e instrumentos variados, como viola, violão, violoncelo, flauta, piano, teclado, dentre outros. O objetivo da iniciativa é educar por meio de metodologias que promovam o desenvolvimento artístico e humano.

Semana do Servidor

Criada em 1995, a Semana do Servidor tem o propósito de comemorar o Dia do Servidor Público e homenagear os colaboradores do TJMG. Todos os anos, a comemoração é realizada no mês de outubro, com diferentes temas a cada ano e promoção de palestras, shows, concursos e várias outras atividades para promover integração entre os colaboradores.

Presenças

Também estiveram presentes no evento o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; a superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Lilian Maciel, representando o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Luís Dresch; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes; a superintendente administrativa adjunta de Gestão Estratégica do TJMG, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; o superintende administro adjunto de Governança do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; os membros do Conselho Curador do TJMG Cultural, desembargador José Marcos Rodrigues Vieira; desembargador Luís Carlos Gambogi; e a desembargadora Eveline Mendonça Félix Gonçalves.

Veja o álbum com mais fotos do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.