CulturaDiversosNotícias

Orquestra Sinfônica e Solistas se apresentam no Concerto de Encerramento do Festival Música nas Montanhas

A regência do concerto de encerramento nesta noite será do maestro Jean Reis – foto divulgação

Em um espetáculo que promete ser o ponto alto da programação desta 25ª edição do Festival Música nas Montanhas (FMM), a Orquestra Sinfônica é a grande atração do encerramento do evento. O espetáculo é regido pelo maestro Jean Reis e traz, como solistas, as mezzo-sopranos

Anastasia Liàntziris e Laleska Terzzetti e a pianista Serena Valluzzi. O concerto acontece neste sábado (13), às 20h30, no Teatro Municipal da Urca. A entrada é gratuita e pede-se a chegada com antecedência, para a garantia de lugares.

Em um espetáculo especial, o programa apresenta a obra de Léo Delibes (1836 – 1891), em o ‘Dueto das Flores (da ópera “Lakmé”)’, na interpretação das mezzo-sopranos

Anastasia Liàntziris e Laleska Terzzetti, além de obras de Piotr Tchaikovsky (1840 – 1893), em ‘Abertura Fantasia Romeu e Julieta’ e de Sergei Rachmaninoff (1873 – 1943), em ‘Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op. 43’, trazendo, como solista, a pianista Serena Valluzzi.

 

 JEAN REIS:

Mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands, Jean Reis é um regente e violinista renomado. Ele liderou diversas orquestras internacionais, como a Orquestra Arpeggione (Áustria), Mont Blanc Chamber Orchestra (França), Banda Sinfônica da Cidade de Buenos Aires e a Orquestra Filarmonica de Mendoza. Nos EUA, dirigiu a Northwest Florida Ballet, Northwest Florida Symphony Orchestra, Sinfonia Gulf Coast, e a University of New Mexico Symphony Orchestra and Choir, entre outras. Como regente,  realizou estreias mundiais importantes, incluindo a Sinfonia Brasileira de Arthur Barbosa e o Concerto para Piano e Orquestra, de Guilherme Bernstein Seixas. Também atuou como maestro assistente na University of Southern Mississippi Symphony Orchestra facilitando oportunidades para jovens músicos brasileiros nos EUA.

Como violinista, integrou orquestras de prestígio em São Paulo e nos EUA. Foi professor de violino e prática de orquestra em diversas instituições e participou dos musicais “A Bela e a Fera” e “Chicago” em São Paulo. Além disso, gravou o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Alan Shulman como maestro convidado no Hot Music Festival (Arkansas, 2009) e participou de festivais internacionais como The Nacional Music Festival (EUA) e Espressivo Music Festival (Montenegro).

Reis tem um papel significativo na promoção de festivais de música no Brasil, atuando como Diretor Artístico e idealizador de mais de 75 festivais, incluindo o Festival Internacional de Canto de Curitiba (FICC) e o Festival de Ópera do Paraná. Recebeu diversas honrarias, como o título de Cidadão Poços Caldense por sua atuação na cultura e com a medalha Don Pedro II, como Comendador, durante as comemorações dos 150 anos da cidade.

Recebeu da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes”, no grau de Comendador, a mais alta distinção honorífica concedida pelos seus méritos em favor da música. Foi também homenageado com a Medalha do Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, outorgada pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.

Atualmente, é professor de violino e prática de orquestra no Centro Musical Profª Walda Tiso Veiga em Alfenas-MG, diretor artístico de festivais e maestro fundador da Orquestra Versatilis e da Orquestra Versatilis Filarmônica Mineira. Participa também de várias formações musicais, incluindo o Ensemble Versatilis e o Duo Versatilis. A partir de Julho de 2024 estará dirigindo o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (FESTIMAP) em Toledo-PR.

 

 SOLISTAS

ANASTASIA LIÀNTZIRIS (mezzo-soprano):

Anastasia estuda canto lírico desde os 14 anos de idade.Participou de coros, como o Coro Contemporâneo de Campinas, Coro da ECA e Coro de Câmara Comunicantus.Também participou de masterclasses com a soprano Eiko Senda e com o sopranista Bruno de Sá. Atualmente é graduanda em Canto e Arte Lírica pela USP, orientada pelo professor Francisco Campos Neto. Atua como professora de canto há 4 anos, orientando alunos da USP em aulas particulares em parceria com Ricardo Ballestero. Além disso, faz parte da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, participando de montagens de recitais e óperas semestralmente.

LALESKA TERZZETTI (mezzo-soprano):

A mezzo-soprano Laleska Terzetti, natural de Alfenas, Minas Gerais, iniciou sua trajetória musical no Centro Musical Professora Walda Tiso Veiga, em sua cidade natal. Em 2019, ingressou no curso de Canto e Arte Lírica na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação de Francisco Campos. Ela aprimorou sua técnica vocal com os professores Ricardo Ballestero e Marília Velardi. Atualmente, destaca-se como membro ativo da Academia de Ópera do Teatro São Pedro, em São Paulo.

 SERENA VALLUZZI (Pianista):

Nascida em 14 de fevereiro de 1994, em Bari, Itália, Serena iniciou os estudos de piano aos quatro anos. Aos dezessete, formou-se com honras no Conservatório de Música “Niccolò Piccinni” de Bari, sob a orientação de Maurizio Matarrese. Aprimorou sua técnica frequentando cursos e seminários com pianistas renomados, como François Joel Thiollier, Benedetto Lupo, Alberto Nosè e Roberto Prosseda. Continuou seus estudos com Enrico Pace na Academia de Música de Pinerolo e trabalhou como pianista colaboradora na Academia de Maggio Musicale Fiorentino entre 2017 e 2019. Aos quatorze anos, Serena estreou com a Orquestra Molisana, conduzida por Franz Albanese, interpretando o Concerto para Piano K.466 de Mozart. Em 2015, fez sua primeira apresentação internacional na Romênia com a Filarmónica “Ion Dumitrescu”, executando a Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninoff. É vencedora da 55ª edição do Concurso Internacional de Piano “A. Speranza” em Taranto e do 4º “Premio Alkan” em 2020. Suas conquistas incluem também o 3º lugar no Concurso Internacional de Piano “A. Casagrande” de 2022 em Terni, 4º lugar no “F. Busoni” Piano Competition de 2021 em Bolzano, 3º lugar no “Livorno Piano Competition” de 2020, e 4º lugar no Prêmio Venezia de 2012, entre outros. Esses triunfos levaram à gravação de seus dois primeiros CDs pela 2R Studio Media Productions – Steinway & Sons – Vailog Milão. Atualmente, Serena está trabalhando na gravação de um CD inteiramente dedicado ao compositor francês Déodat de Séverac. Sua estreia no Brasil acontecerá no concerto da 25ª edição do Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas.

 PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (13)

Além do concerto noturno, mais cedo, a Série de Concertos Especiais apresenta outros três espetáculos. A programação tem início às 10h, quando a Thermas Antônio Carlos recebe um Grupo de Cordas do FMM. Às14h, o espaço do Leãozinho, recebe o Grupo de Metais do FMM (Local: R. Junqueiras, s/n, Centro). Fechando a série de Concertos Especiais, às 15h, o Museu Histórico e Georgráfico recebe a Classe de Canto (Local: R. Padre Henry Moton, s/n, Centro).

O Música nas Montanhas é uma Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura, com direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, apoio da Vivace, do Conservatório Municipal, Sesc, Primeira Igreja Batista e conta, nessa especial edição, com o patrocínio da Althaia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.