Outubro Rosa: Câmara recebe exposição “Nossos Retratos – Todos por elas”
Dentro das ações preventivas alusivas ao Outubro Rosa, terá início nesta terça-feira, 17, a exposição “Nossos Retratos – Todos por elas”, no saguão da Câmara Municipal de Poços de Caldas.
A abertura da mostra de fotografias será às 14h e a entrada é gratuita.
A exposição “conta com fotos e curadoria da Fotógrafa, Marcela Vaiso e idealização da GAAPO (Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico).
A ideia foi retratar os diversos profissionais que acolhem as pacientes no serviço de oncologia do Hospital da Santa Casa e na Uncacon.
Segundo a presidente do GAAPO, Claudia Rocha a campanha do Outubro Rosa é um importante momento onde as pessoas são alertadas sobre a conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer de mama. “Nós enquanto entidade, que cuidamos dos pacientes e seus familiares, também vamos mostrar com esse ensaio, a parte da humanização, o quanto é importante uma equipe multidisciplinar que acolhe os pacientes para além do tratamento, que acabam se fortalecendo e se criando vínculos maiores que o processo de cura da doença”, destacou.
A exposição acontece de 17 a 31 de outubro, no saguão da Câmara Municipal.
Ações preventivas
Na ultima terça-feira, 10, o GAAPO (Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico) promoveu uma palestra para as assistidas no ESF Parque Esperança I.
A assistente social do GAAPO, Tatiane Carvalho, explicou os serviços ofertados pelo local, juntamente com duas ex-pacientes, que contaram suas experiências diante do câncer, além de tirar dúvidas das participantes, explicando o câncer de mama e de colo de útero, realização de exames para o diagnóstico, acompanhamento, rastreamento, prevenção, mitos e verdades.
Acadêmicos de enfermagem também estiveram presentes, no qual abordaram o câncer de mama em homens, que embora seja pouco frequente, sua incidência vem aumentando e a idade média de ocorrência é de 65 a 70 anos.
“Queremos alcançar o máximo de pacientes, familiares e colaboradores, trazendo informações que podem ser replicadas em suas casas, com os amigos e familiares. A conscientização é importante pois a prevenção é sempre a melhor opção. Não é fácil receber o diagnóstico, as fases do tratamento, mas é possível alcançar a cura!” enfatizou a enfermeira do PSF, Marília Santos.