Pacientes idosos ou com deficiência poderão agendar consultas por telefone
A proposta faz parte de um anteprojeto apresentado pelo vereador Mauro Ivan (PSB), que visa contribuir com políticas públicas voltadas à promoção da saúde de idosos e deficientes, proporcionando um bom tratamento e qualidade de vida.
A matéria, já encaminhada ao Executivo para análise, estabelece que pacientes idosos ou deficientes já cadastrados nas unidades de saúde da rede municipal poderão agendar consultas por telefone.
De acordo com a proposta, o número de consultas através de agendamento telefônico será limitado a 20% das consultas diárias disponíveis nas unidades de saúde. Para receber o atendimento, o paciente deverá apresentar, na ocasião da consulta, sua carteira de identidade ou cartão do SUS. Além disso, as unidades precisarão divulgar, em lugar visível, o conteúdo da lei, caso seja aprovada.
Mauro Ivan destacou que é preciso um planejamento de ações para atendimento às necessidades da pessoa idosa e dos deficientes. “Com o avanço da idade, são muitas as dificuldades encontradas pela população e podemos citar algumas, como as constantes quedas, os problemas de locomoção, confusões mentais, dentre outras. Os deficientes, por sua vez, apresentam suas limitações e comprometimentos, sejam eles físicos ou não. Assim, essa sugestão vem ao encontro da necessidade de se pensar em atitudes que contribuam com as políticas voltadas a esse segmento da sociedade”, destacou.
Caso a proposta seja acatada, a Prefeitura deve enviar o projeto à Câmara para votação. A matéria está disponível para consulta no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br).