Parque Ambiental da Alcoa completa 30 anos
O Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas completou 30 anos nesta sexta-feira, 19. Para celebrar a data ao longo destas 3 décadas foi preparada uma homenagem aos idealizadores e funcionários que ajudam a manter o espaço voltado para promover ações de educação ambiental.
A homenagem aconteceu no auditório do parque e contou com a presença de funcionários, os idealizadores do parque, além de convidados ligados ao meio ambiente e educação e parceiros, que há 9 anos apoiam e participam do Programa Cultivando a Mata Atlântica.
Entre os homenageados, alguns se destacaram pelo trabalho e dedicação desde a criação do Parque Ambiental. Entre eles José Carlos Franco, colaborador da Emsere e braço direito nas atividades do Viveiro e das Florestas de Bolso.
Também foi homenageado o consultor, Paulo Fernando Junqueira, que há quase 30 anos tem colaborado com os programas de Educação Ambiental do Parque, primeiro como Alcoano e hoje como Consultor. Atualmente, Junqueira é o responsável por conduzir o Programa Cultivando a Mata Atlântica.
E ainda os três personagens que foram muito importantes na história do Parque Ambiental: Luiz Carlos Moretti, que construiu os prédios, e Amaro do Barco, que colaborou na construção, orientando e fiscalizando as obras e ainda Don Duane Williams, ex-gerente de Mineração da Alcoa, que sonhou e idealizou o nosso Parque Ambiental. “ O parque nasceu voltado para crianças e adolescentes. É um espaço onde eles podem aprender sobre o meio ambiente, a natureza. Um sonho que virou realidade e vamos continuar no futuro. Ao longo destes 30 anos o parque cumpre e vai seguir cumprindo o seu objetivo. É uma alegria muito grande, uma satisfação ver o empenho da comunidade em continuar, “ se emocionou o idealizador do parque, Don Duane Williams ao se relembrar do começo da construção do parque, dos projetos e planos para um futuro que chegou.
De acordo com a gerente de relações externas e comunicação da Alcoa, Maria Cristina Gonçalves, ao longo destas 3 décadas foi construída uma história de pesquisa e preservação, e principalmente com as atividades de educação ambiental, voltadas para as crianças e adolescentes. Ao longo destes 30 anos de existência do parque, cerca de 100 mil jovens já passaram pelo parque. “ Ao longo destas 3 décadas o parque vem se tornando referência em estudo e pesquisa da flora e fauna. Atualmente contamos com 3 programas o Cultivando a Mata Atlântica, o Conexão Verde com parceria com as escolas Padrão e Criativa e ainda o Parque de Portas Abertas que começou este ano. Temos algumas datas específicas para receber grupos de pessoas para conhecer e visitar o nosso espaço, “ destacou Maria Cristiane.
3 Décadas de pesquisa e preservação
Inaugurado em 19 de maio de 1993, em uma área de 18 hectares, de complexa biodiversidade, dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Retiro Branco, o Parque Ambiental já recebeu mais de 105 mil visitantes, entre pesquisadores, alunos e professores das redes pública e particular de ensino da cidade e da região.
O Parque já foi palco para importantes pesquisas na área ambiental, transformadas em publicações que se tornaram referências e fontes para a preservação e o manejo da fauna e a flora da região, além de oferecer uma excelente infraestrutura, que inclui mirante e quatro trilhas: do Cedro, Beija-flor, Sauá e Riacho, por onde se pode observar os diferentes aspectos da reserva, com suas áreas de matas de porte alto, ciliar e capoeira, e contemplar as variadas espécies de animais, como quati, macacos e centenas de espécies de aves.
De acordo com o gerente Geral de Operações da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas, Fábio Martins, o local também abriga a primeira trilha construída em área reabilitada no Estado de Minas Gerais, onde, em meio à vegetação exuberante, é possível conferir os resultados do programa de reabilitação de áreas mineradas da Alcoa e o Viveiro de Mudas – que tem capacidade de produzir até 120 mil mudas de 70 espécies nativas por ano, utilizadas no processo de reabilitação e doação à comunidade. “
“O Parque Ambiental é o nosso cartão de visita e motivo de muito orgulho para todos nós”, destaca Fabio Martins, gerente geral de Operações da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas. “Temos muito orgulho dos resultados das ações realizadas nestes 30 anos, com destaque especial para os alcançados pelo Programa Cultivando a Mata Atlântica, desenvolvido desde 2014. Temos mata nativa, reabilitada onde é possível mostrar que com a mineração é possível conviver de uma forma muito harmônica com o meio ambiente e com todo o nosso trabalho de reabilitação. Hoje é um dia muito especial, pois comemoramos os 30 anos do parque,” celebra o gerente geral.