Passagem intermunicipal fica mais caras a partir desta terça-feira
Quem for viajar de ônibus para as cidades da região, bem como outras localidades de Minas Gerais vai pagar mais caro na passagem a partir desta terça-feira, 17. A tarifa terá um reajuste médio de 5,82%.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) autorizou o aumento por meio da Resolução nº 26, publicada no último dia 10 no Diário Oficial de Minas Gerais.
As linhas do padrão convencional, operadas com veículos rodoviários, terão reajuste médio de 5,82%, enquanto os serviços de padrão comercial, que são operados com veículos urbanos, terão a correção média de 3,55%.
Os novos valores das passagens, que não incluem taxas de embarque em rodoviárias e pedágios, entram em vigor a partir do dia 17/8/2021.
O reajuste anual está previsto nos Decretos nº 47.767 e 44.603, e no contrato de concessão para a prestação do serviço. Porém, a última atualização na base tarifária se deu em 29/12/2019.
O reajuste do ano de 2020 foi adiado para 2021 e aplicado somente agora, de forma a não onerar os usuários do transporte coletivo, principalmente devido à pandemia de covid-19.
A atualização das tarifas visa à correção da defasagem dos valores ocorridos nos 12 meses antecedentes, considerando a variação dos preços dos insumos, tais como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos, remuneração da mão de obra, entre outros. – fonte Agência Minas