PM encontra túnel que ligaria agências bancárias no centro
A Polícia iniciou uma investigação para descobrir a autoria sobre a escavação de um túnel na área central e que ligaria a pelo menos duas agências bancárias, a da Caixa Econômica Federal e a do Banco do Brasil. A escavação estava em um ponto comercial onde funcionava uma loja de enxovais e que tinha como vizinha de fundos, a Superintendência Regional da Caixa.
O túnel foi descoberto no fim da tarde deste segunda-feira, 21, quando um oficial de Justiça foi cumprir uma ordem de reintegração de posse, em um imóvel na Rua Rio de Janeiro, no número 85, e com apoio da PM entraram no imóvel que estava vazio e com algumas ferramentas, caixas de papelão usadas para transportar a terra retirada do túnel escavado.
De acordo com a PM a escavação tinha cera de 40 metros e teria sido abandonada.
O imóvel foi alugado por 10 meses e o inquilino pagou adiantado a quantia de R$ 240 mil reais e alegou que estaria fazendo obras no local. Porém ao final do período da locação, o aluguel deixou de ser pago o que obrigou o proprietário a entrar com uma ação na Justiça.
Além das ferramentas, a PM também encontrou 4 câmeras de monitoramento que ainda estavam funcionando, mas ninguém foi encontrado no imóvel.
Além das duas agências bancárias que estariam na direção do túnel, no mesmo lado da rua tem outra agência do bando Santander e do outro lado da rua uma agência do Banco do Bradesco.
Segundo túnel em menos de um mês
O caso é muito parecido com um túnel localizado pela PM no dia 2 de junho, em uma casa na Rua dos Inconfidentes no Bairro João Pinheiro, próximo a área central.
O modo de agir foi o mesmo. Um inquilino de São Paulo que não tinha fiador pagou adiantado o aluguel de seis meses pela quantia de R$ 10 mil.
Como também parou de pagar o aluguel após o período combinado, o dono do imóvel entrou com uma ação na Justiça.
E quando o oficial foi até a casa com a PM descobriram um túnel de aproximadamente 15 metros. A casa estava vazia e além das ferramentas, na cozinha foram encontrados sacos com terra da escavação.
Na garagem foi encontrado um furgão com placas de Jandira/SP