PM registra redução de roubos no primeiro semestre de 2025

Um balanço divulgado pelo 29º Batalhão de Polícia Militar revela que houve uma redução no número de registro de roubos no primeiro semestre de 2025, em comparação aos últimos 6 anos. De acordo com a Polícia Militar, nos seis primeiros meses deste ano foram registrados apenas 36 roubos.
Apesar de algumas oscilações nos anos anteriores, é inegável o sucesso das estratégias de segurança implementadas, que levaram a uma queda significativa do pico de 87 registros em 2021 para apenas 36 registros em 2025.
Para a PM essa marca representa não só uma redução expressiva, mas também o melhor resultado em termos de segurança contra roubos para o primeiro semestre nos últimos seis anos.
Compare os números:
2020: 68 registros
2021: 87 registros (pico do período)
2022: 37 registros
2023: 45 registros
2024: 53 registros
2025: 36 registros
Diferença de roubo para furto
O roubo é considerado um crime mais grave do que o furto, porém durante a ação existe o emprego de ameaça com arma de fogo/faca ou violência contra a vítima.
De acordo com o Comando do 29º Batalhão de Polícia Militar, a redução nos números de roubos é resultado direto de um conjunto de estratégias adotadas pelo 29º BPM, com foco em motivação da tropa, reconvocação de policiais militares para o serviço ativo, estudos de áreas mais propícias à criminalidade, dentre outros.
Internamente, o Comando tem investido na valorização dos policiais, com reconhecimento de boas práticas, incentivo à capacitação contínua e fortalecimento do espírito de equipe. Uma tropa motivada reflete diretamente em um policiamento mais eficaz e presente nas ruas.
Segundo o comandante André Luís da Silva, no campo operacional, foi ampliado o patrulhamento em áreas sensíveis, reforçamos a atuação da seção de emprego operacional para mapear rotas de fuga e padrões de atuação criminosa, e fortalecemos o policiamento ostensivo, especialmente nos horários e locais de maior incidência. “Também priorizamos ações de proximidade com a comunidade, por meio de programas como a Radiopatrulha de Proteção a Mulher, a Rede de Vizinhos Protegidos e o policiamento escolar. Essas iniciativas ajudam a criar um ambiente menos propício ao crime, com maior sensação de segurança e colaboração da população. A soma desses esforços tem contribuído significativamente para a queda dos índices de roubo em nossa área de atuação”, conclui o comandante.