Poços de Caldas recebe etapa paralímpica do JEMG com apoio de Kinder Joy of Moving

A cidade de Poços de Caldas (MG) reafirma sua vocação como referência em inclusão e desenvolvimento esportivo ao sediar neste mês, a etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A realização do evento conta com o apoio da Ferrero por meio do seu programa de responsabilidade social corporativa Kinder Joy of Moving (KJoM), ampliando o impacto da iniciativa.
Mais do que sede da etapa paralímpica, Poços de Caldas é também um dos berços de Kinder Joy of Moving no Brasil. Desde 2018, a cidade foi pioneira na implementação da metodologia, por meio de uma parceria com a prefeitura local e, mais recentemente, com o apoio do Governo de Minas Gerais. Desde então, o programa já beneficiou milhares de crianças da região e capacitou educadores locais, propagando o acesso à atividade física de forma lúdica e inclusiva.
O apoio da Ferrero ao JEMG representa a continuidade desse compromisso com a cidade e seus jovens. A partir de 2025, o programa Kinder Joy of Moving passa a contar com uma metodologia adaptada especialmente para crianças com deficiência.
“O esporte transforma vidas e a cidade de Poços de Caldas tem sido um exemplo de como a inclusão e o desenvolvimento podem caminhar juntos. O apoio aos Jogos Escolares de Minas Gerais e a ampliação do KJoM reforçam a missão da Ferrero de contribuir com um futuro mais ativo, alegre e acessível para crianças”, afirma Fabio Giangulano, Diretor Industrial da Ferrero para a América do Sul.
A etapa paralímpica do JEMG em Poços de Caldas é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes, a Secretaria de Estado de Educação e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais-FEEMG, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas e da Ferrero. Juntas, essas instituições promovem um evento que reforça a inclusão, a equidade e o protagonismo de jovens atletas com deficiência na construção de uma sociedade mais justa e participativa.
A gente vê um crescimento da participação dos atletas paralímpicos, dos atletas PCDs em todos os projetos e em todas iniciativas esportivas no município e sim, a etapa paralímpica coloca estes atletas numa visibilidade e num processo de inclusão e transformador que só o esporte pode fazer. É um evento para marcar o ano de 2025, no esporte de Poços e de Minas Gerais”, destacou a secretária municipal de Esporte, Zélia Maria Testis.
“A etapa estadual paralímpica dos Jogos Escolares, é mais uma oportunidade para reforçar o nosso compromisso com a inclusão. A inclusão não é favor para ninguém, a inclusão é um direito e temos trabalhado muito isso em Poços de Caldas,” afirmou o prefeito Paulo Ney.
A abertura da etapa estadual paralímpica foi marcada por momentos de superação, dedicação e amor ao esporte. Atletas-paralímpicos foram as estrelas da noite.
Destaque para a medalhista nas Paraolimpíadas de Paris, Giovana Boscolo que veio incentivar os atletas-paralímpicos.
Giovana começou a competir ginástica aeróbica aos 11 anos de idade sendo campeã brasileira em 2014. No ano seguinte, começou a apresentar lesões e, após realizar exames e foi diagnosticada com Ataxia de Friedreich, doença neurodegenerativa rara que afeta, principalmente, o equilíbrio e a coordenação.
Chegou a trabalhar com publicidade, quando teve atuação na telenovela Chiquititas, e optou por cursar biomedicina. Em 2021, conheceu o Centro de Treinamento Paralímpico e iniciou estágio na área da Ciência do Esporte, período em que decidiu voltar para o esporte. Começou no atletismo em outubro de 2023 e hoje é atleta das provas do arremesso de club e peso.
Giovana foi medalha de bronze no lançamento de club nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; bronze no lançamento de club no Mundial de Kobe 2024; ouro e recorde das Américas no lançamento de club, e quarta posição no arremesso de peso, no Grand Prix de Dubai 2024; prata no lançamento de club e no arremesso de peso no Open Internacional de atletismo 2024. “O esporte paralímpico vem crescendo no Brasil e eventos como este é importante ter o apoio e o incentivo de empresas coma a Ferrero. O esporte é tudo para mim, a motivação, dedicação, e garra que sempre tive nos meus treinamentos desde pequena me ajudaram e com uma mentalidade para eu conseguir lidar com a minha doença posteriormente. O esporte transforma vidas. Transformou a minha e de muitas crianças,” concluiu Giovana.
Programa Kinder Joy Of Moving
A metodologia do programa Kinder Joy of Moving foi desenvolvida em 2005 em conjunto pela Universidade de Roma Foro Italico, o Ministério da Educação da Itália e e o Comitê Olímpico Italiano. O diferencial do projeto está na criação de uma série de jogos físicos que demandam poucas ferramentas e espaços reduzidos, podendo ser praticados ao ar livre e, em alguns casos, utilizando música.
“A filosofia de Joy of Moving combina os três componentes que tornam a atividade física e o esporte uma experiência única e emocionante”, afirma José Angelo Barela, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Rio Claro, e responsável por adaptar o método para crianças com deficiência o Brasil junto com a professora Ana Maria Barela.
O programa Kinder Joy of Moving teve início em Poços de Caldas em 2018, em parceria com a Prefeitura local. Desde então, ampliou seu alcance e passou a contar também com o apoio do Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Educação. Além das atividades presenciais, os educadores têm acesso exclusivo a uma biblioteca de jogos em vídeo, disponível na plataforma global Joy of Moving Education, desenvolvida especialmente para apoiar o trabalho em sala de aula.
O incentivo de Kinder por meio por meio do seu projeto de Responsabilidade Social
Kinder Joy of Moving é um projeto internacional de responsabilidade social corporativa do Grupo Ferrero, criado em 2005, que incentiva crianças e famílias a se divertirem ao se movimentar, promovendo o desenvolvimento de habilidades para a vida de forma positiva, ativa e alegre. Presente em mais de 36 países e realizado em parceria com mais de 130 federações e associações esportivas, o programa já impactou mais de 4,6 milhões de crianças ao redor do mundo — sendo 300 mil apenas em Minas Gerais, desde sua chegada ao Brasil, em 2018. A iniciativa parte do princípio de que uma relação saudável e prazerosa com o movimento contribui para que as crianças de hoje se tornem adultos melhores amanhã.
Para mais informações, visite o site oficial.
Sobre a Ferrero
A Ferrero nasceu da paixão de uma família italiana por conceber ideias inovadoras e transformá-las em deliciosos produtos. Suas atividades tiveram início na cidade de Alba, na região do Piemonte, norte da Itália, em 1946 e atualmente o Grupo é o terceiro maior produtor global de doces e chocolates. Os produtos Ferrero estão presentes e são vendidos, diretamente ou por meio de revendedores autorizados, em mais de 170 países.
No Brasil, a Ferrero está presente desde 1994. Três anos mais tarde, inaugurou sua fábrica em Poços de Caldas (MG), que passou por um processo de ampliação para dobrar sua capacidade de produção, concluído em 2016. Entre suas marcas presentes no Brasil destacam-se Kinder®, Nutella®, TicTac®, Ferrero Rocher® e Raffaello®.