Poços de Causos – As três comadres da esquina
Roberto Tereziano
Dr. Joaquim Justino Ribeiro foi um dos mais jovens prefeitos de Poços de Caldas. Administrou-a entre 1939 e 1945.
Ele foi também um eterno atleta especialmente dedicado a natação.
As Marócas, aquelas comadres que no passado fofocavam sobre todos os assuntos, mas em especial sobre a vida dos outros, eram três italianas que se reuniam diariamente para falar da vida alheia. Elas o apelidaram de “Belo Regaço”.
Religiosamente, Justino Ribeiro reservava suas manhãs para nadar nas piscinas do Country Club. Os funcionários que cuidavam do local se esperavam para que o Dr. Prefeito encontrasse tudo em ordem.
Certo dia quando limpavam o filtro da piscina ele furou de forma definitiva. Virou lixo.
E, como fazer para que a piscina esteja limpara logo de manhã para o exercício do grande atleta? Não havia tempo para ir a Campinas comprar um novo acessório.
Só havia uma saída: tirar o filtro da estação de água da cidade e, instalar o equipamento no Country Club, até que o novo chegasse. E assim foi feito.
No dia seguinte a piscina estava limpa e com água filtradinha para o alcaide, mas a água que a população consumia, só Deus sabe. Passavam por criação de porcos, perto de currais etc. O assunto caiu na boca do povo. Foi também o preto do dia para as três comadres italianas logo pela manhã, hora do parlatório. Num arrastado dialeto de Vêneto elas parlavam: “Enquanto o belo regaço lava a bionda nas águas firtradas do Contry Club, nós tomamo água dos culos dos porco do dotore Argusto de Armeida”
Há mais de dez anos encontramos em São Paulo o antigo prefeito que ainda tinha, mesmo com avançada idade, seu porte atlético e saudável.
Por onde andará o “Belo Regaço” e sua esposa? Ainda vivem?
www.facebook.com/viverpocosdecaldas