Poços não vai adotar o tratamento precoce
O tratamento precoce foi um dos assuntos debatidos durante uma live realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no Espaço Cultural da Urca, onde foi falado sobre a evolução da Pandemia em Poços de Caldas. Após muitos questionamentos o Comitê Extraordinário da Covid-19 informou que não será adotado o tratamento precoce da doença no município.
Para o infectologista e integrante do Comitê, Mario Krugner, o tratamento mais eficaz que se tem em relação ao coronavírus são as medidas preventivas e a vacina. O médico relatou casos de pacientes acompanhados por ele e que fizeram uso de medicamento, e mesmo assim contraíram o vírus.
O médico ainda chamou atenção para a mudança no perfil de pacientes internados em UTIs, que agora predomina em pessoas mais jovens com idades entre 26 e 42 anos.
A transmissão também contou com a participação do médico Euclides Colaço, responsável pelo programa Médico da Família e Atenção Básica e ainda o presidente da Associação Médica, Mauricio Gomes. Os dois reforçaram a importância da população seguir as medidas preventivas e a importância do trabalho já realizado na cidade.
Outro fator preocupante mencionado durante a transmissão foi o aumento da taxa de ocupação de UTIs nos hospitais da cidade. Pelo segundo dia consecutivo o percentual de ocupação é de 93,15% da capacidade máxima dos leitos disponíveis. Quase a metade dos pacientes internados, 49,32% veio de cidades fora de Poços de Caldas.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, informou que vai se reunir com a direção dos hospitais e com o Ministério Público para tentar amenizar a situação, uma vez que existe o risco da falta de medicamento utilizados no tratamento dos pacientes com Covid em estado grave.
Diante do avanço da Covid-19 no município o prefeito ressaltou algumas medidas restritivas adotadas na cidade, entre elas o retorno das barreiras de contenção que começaram a funcionar na manhã desta quarta-feira nas três principais entradas da cidade e que dão acesso ao Estado de São Paulo.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Rafael Conde Maria, As barreiras devem ser mantidas até o fim do feriado da Semana Santa, tendo em vista a antecipação de alguns feriados pelo Governo de São Paulo, e com isso existe a possibilidade de moradores daquele estado vieram para Poços de Caldas.
O prefeito Sérgio Azevedo informou ainda na sexta-feira, 26, será lançado um programa de ajuda financeira para as pequenas empresas para que tenham acesso a linha de crédito para se recuperarem economicamente e auxiliar os empregados.
Se 49% são pacientes de fora, qual a razão para fechar a cidade? Se a infecção não foi em Poços.
A cidade está controlada , mas agora o comércio tem que sofrer por causa disso?
E um único médico deu o parecer dele, precisa se de uma junta médica de diversos profissionais para lidar com uma situação dessa e ele próprio não pode dizer oque funciona ou não.
Precisamos do povo nas ruas tirando essa tirania do poder.
o próprio presidente do conselho federal de medicina diz que funciona ,infelizmente Poços vai ser um Túmulo aberto de covid 19 ,quero ver quem vai pagar as mortes que poderia ser evitadas ??????????????????
Uma vergonha instalada, se temos 93 % dos leitos ocupados, se estamos com restrições de vários modos, qual o problema de entrar com o tratamento precoce? Vamos dar uma chance, chega de ideológismo politico…. não há comprovação científica sobre o tratamento precoce, ….. ora bolas, e há sobre a vacina? Sejamos sensatos, !!!