Poços sedia 1º Campeonato de Cães de Faro
Poços de Caldas sediou nesta quarta-feira, 13, o 1º Campeonato de Cães de Faro das Forças de Segurança. A competição fez parte da programação do 10º Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, que encerrou nesta quinta-feira.
O campeonato, realizado no Parque José Affonso Junqueira foi dividido em prova de faro na parte da manhã e à tarde foi o momento das apresentações de freestyle.
Na prova do faro, o cão tinha que encontrar drogas escondidas em pontos estratégicos em um percurso com obstáculos como cones, caixas, algumas distrações que simulavam um ambiente utilizado por traficantes.
O cão que encontrasse as drogas no tempo de 5 minutos era o vencedor da prova.
Já a tarde durante apresentações de freestyle foi simulado uma fuga de suspeito de um carro. O cão era lançado para a captura do fugitivo.
Após imobilizar o suspeito, o cão aguardava pela chegada dos agentes para a abordagem e prisão do suspeito.
Ao todo 7 cães de faro de canis das Guardas Civis Municipais participaram do campeonato.
O cão do Canil da GCM de Vinhedo-SP foi o campeão, seguido do canil da GCM de São Sebastião do Paraíso-MG e em terceiro lugar ficou o Canil da GMC de Catanduva-SP.
O cão de faro Onix da Guarda Civil de Poços de Caldas, como era o anfitrião não competiu apenas participou das provas, como foram de demonstração do trabalho desenvolvido pelo adestrador Afonso Leite, responsável pelo Canil da GCM de Poços de Caldas. “Este campeonato, bem como o Congresso Brasileiro de Guardas Municipais, sem dúvida é um marco importante para história não somente da GCM, que agora em dezembro completa 31 anos de fundação e também para o Canil que foi reativado e integrando o trabalho da GCM na prevenção e segurança pública de Poços de Caldas,” destacou o GCM Afonso Leite.