Polícia Federal deflagra operação contra o crime de moeda falsa em cidades do Sul de Minas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 16, a Operação Cold Money para reprimir o crime de moeda falsa no sul de Minas Gerais.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos por juízes federais da região, nas cidades de Varginha, Lavras, Maria da Fé e Pouso Alegre.
A investigação identificou suspeitos que teriam adquirido cédulas falsas por meio de redes sociais, com pagamento via plataformas digitais.
De acordo com a Polícia Federal, os alvos da operação são jovens com idades entre 19 e 24 anos, suspeitos que “apresentam percepção de baixo risco imediato e expectativa de lucro fácil”.
As apurações indicam que os investigados buscavam inserir as cédulas falsas no comércio, principalmente em compras de pequeno valor, com o objetivo de receber troco em dinheiro legítimo.
O material ilícito era remetido aos compradores por encomenda via Correios.
De acordo com o delegado federal responsável pelas investigações, João Carlos Girotto, a operação é resultado de várias investigações iniciadas em julho do ano passado. “Esta ação visa recolher provas para futuro processo penal, uma vez que as cédulas foram recolhidas, no curso da investigação, antes de chegar aos destinatários, alvos dos mandados de busca e apreensão. Ou seja, temos o destinatário e dinheiro apreendido nas encomendas, mas buscamos, por meio dos mandados de busca, apreender elementos de prova referente à negociação (conversas mantidas com o vendedor do dinheiro, comprovantes de pagamento, acompanhamento da remessa da encomenda), daí as medidas e estes dados devem estar nos celulares dos compradores que foram apreendidos hoje e serão analisados depois,” destacou o delegado.
As investigações prosseguem com a análise do material apreendido. Os investigados poderão responder pelo crime de moeda falsa, com pena que pode chegar até 12 anos de prisão.
O nome da operação, “Cold Money” (dinheiro frio, em tradução livre), faz referência ao uso de dinheiro obtido de forma ilícita.