Polícia Militar realiza a Operação Curupira – Proteção ao Meio Ambiente
Durante a comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente, entre os dias 05 a 09 de junho, a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da Polícia Militar de Meio Ambiente, desencadeará a Operação “CURUPIRA” – Proteção ao Meio Ambiente em todo Estado de Minas Gerais, em parceria com a SEMAD e outros órgãos de proteção ambiental.
Serão desencadeadas ações e operações para promover a conscientização e educação ambiental, preservação do meio ambiente, bem como prevenir e reprimir a prática de crimes e infrações ambientais no estado de Minas Gerais e crimes como homicídio, tráfico de drogas, foragidos da justiça e roubos nas áreas rurais.
A operação vai contar com cerca de 900 policiais militares, com foco no combate ao desmatamento, ao incêndio florestal, à intervenção em área de preservação permanente e à degradação ambiental.
Durante as ações, serão utilizados drones, sistemas de monitoramento remoto, ferramentas de tecnologia e estandes, através de palestras ambientais, blitz educativas, fiscalizações e atendimento de denúncias ambientais.
Em Poços de Caldas a operação será lançada ás 7h da manhã desta quarta-feira, 5, na sede da 18ª Cia Ind. de Meio Ambiente , na Rua Marechal Deodoro, 944, no centro da cidade.
Mais informações pelo telefone ( 35) 3697-4826
A lenda do Curupira
A operação é inspirada no Curupira, que um ser lendário do nosso Folclore Brasileiro.
O Curupira é um ser mítico que protege a floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubavam as árvores.
A lenda tem origem nos povos indígenas, sendo muito famosa e conhecida no Norte do Brasil, sobretudo no Amazonas e Pará. Essa lenda é bastante antiga, havendo menção a ela do século XVI.