Polícia Militar se manifesta a respeito das agressões cometidas por PMs no Nova Aparecida
Na manhã desta sexta-feira, 14, o Comando da Polícia Militar emitiu uma nota oficial sobre as agressões cometidas por policias militares contra um suspeito já detido e algemado durante uma abordagem no bairro Nova Aparecida, zona leste de Poços de Caldas.
Em nota a PM informa que tais condutas não fazem parte dos protocolos e treinamento de imobilização e algemação promovido pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais que está sempre preocupada com a capacitação técnica dos seus profissionais.
O Comando do 29º Batalhão da Polícia Militar de Poços de Caldas está adotando todas providências administrativas para apurar os excessos.
Um vídeo que circulou pelas redes sociais registrou o momento em que pelo menos três policiais militares agridem um home de 36 anos, mesmo depois de ter sido imobilizado e algemado.
O vídeo mostra o homem caído no chão e dois policiais chutam as pernas e as costas dele. Um dos PMs ainda dá um tapa na cabeça do rapaz. Um terceiro policial levanta o homem do chão dando uma gravata e o leva na direção da viatura.
Segundo a PM, a equipe apurava uma denúncia de que dois homens em uma moto estariam praticando direção perigosa no bairro.
Os dois suspeitos tentaram fugir no momento da abordagem porque estariam no local para comprar drogas.
Segundo a PM, a equipe apurava uma denúncia de que dois homens em uma moto estariam praticando direção perigosa no bairro.
Os dois suspeitos tentaram fugir no momento da abordagem porque estariam no local para comprar drogas.
O homem agredido conduzia uma motocicleta e contou que fugiu temendo pela apreensão do veículo, uma vez que não é habilitado. O passageiro saltou da moto no momento em que eram acompanhados pelas equipes da PM e foi detido logo depois. De acordo com a PM, um deles resistiu a prisão com socos.
No boletim de ocorrência, a PM disse que não foram encontradas drogas com os suspeitos.
O homem foi detido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e em seguida para a delegacia onde prestou depoimento e foi liberado.
Leia a nota na íntegra:
Nota da Polícia Militar
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que sobre abordagem policial com a prisão de um indivíduo, ocorrida na tarde do dia 13 de maio, na cidade de Poços de Caldas, a ação teve início quando os policiais militares faziam policiamento preventivo e visualizaram dois indivíduos numa moto, em atitude suspeita.
Na tentativa de abordagem, os indivíduos evadiram e foram perseguidos e presos pelos militares.
A PMMG esclarece ainda que o comando do 29º Batalhão da Polícia Militar de Poços de Caldas está adotando todas providências administrativas para apurar o fato.
”
ALCO -29º BPM