Por meio da Plataforma Semente, MPMG moderniza helicóptero da Polícia Militar para atuação em ações ambientais
Atualizações feitas na aeronave permitem realização de fiscalizações ambientais e apoios em combates a incêndios também no período noturno. Projeto contou com recursos de medidas compensatórias ambientais, direcionados pelos promotores de Justiça de Defesa do Meio Ambiente
Nesta segunda-feira, 9 de outubro, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Carlos Eduardo Ferreira Pinto, participaram da cerimônia de entrega de equipamentos que permitirão à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizar ações ambientais no período noturno.
Por meio da Plataforma Semente, a Associação Mineira de Proteção às Ações de Sustentabilidade Ambiental (AMPASA) realizou o projeto de modernização do helicóptero do Comando de Aviação do Estado (COMAVE) da Polícia Militar de Minas Gerais, com o objetivo de potencializar o apoio às ações ambientais. O projeto, com valor de R$3,6 milhões, foi contemplado com recursos de medidas compensatórias ambientais, direcionados pelos promotores de Justiça do MPMG.
As atualizações feitas no helicóptero buscam potencializar o apoio às ações ambientais, levando-se em conta a importância dos atos de prevenção e segurança em um estado de ampla dimensão territorial como Minas Gerais, assim como o grande número de barragens e de empreendimentos com potencial de impactar o meio ambiente existentes no estado.
Também presente na cerimônia, o comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, enalteceu a atuação do MPMG. “Muitas vezes, o helicóptero é a única opção viável para oferecer pronta resposta em locais de difícil acesso. Agradecemos a importante parceria com o Ministério Público, que tem auxiliado na garantia de ações afirmativas de prevenção e proteção ambiental”, afirmou.
O helicóptero biturbina multimissão, modelo AS 365 N2 prefixo PP-EPO, recebeu instalação de sistemas diretores de voo, radar meteorológico, sistema de navegação e equipamentos especiais para transportar tropa e equipe técnica para realizar fiscalização ambiental e avaliação de desastres naturais, fazendo uso de Óculos de Visão Noturna (OVN) e do voo por instrumentos (IFR). A modernização do veículo permite que o traslado para realizar fiscalizações ambientais e apoios em combates a incêndios ocorra em todo Estado também no período noturno. A proposta também previu aquisição de uma viatura que permite o apoio por terra, com uso de um drone e um sistema de transmissão de imagens em tempo real.
Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Cama) do MPMG, em parceria com o CeMAIS, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.
Crédito fotos: Cecília Kruel
Fonte: Ministério Publico MG