Prefeito anuncia redução da taxa de iluminação pública
O prefeito Sérgio Azevedo anunciou redução de 25% na Contribuição de iluminação pública (CIP), contribuição esta que custeia os serviços de ampliação, modernização e manutenção da iluminação pública de Poços de Caldas. Esta redução já será aplicada a partir do mês de março de 2024.
A redução já havia sido anunciada durante a abertura dos trabalhos do Legislativo, no último dia 6, quando o prefeito fez seu pronunciamento na Câmara de Vereadores.
Essa semana, em reunião com a diretoria do Grupo DME, foram fechados todos os detalhes para que a ação fosse de fato efetivada.
Conforme o prefeito Sérgio Azevedo, isso só foi possível graças aos investimentos na implantação de iluminação pública em LED, trabalho promovido pelo DME na região urbana e também na zona rural de Poços de Caldas.
Como o LED tem maior eficiência energética, o consumo de energia da iluminação pública reduziu consideravelmente, reduzindo assim o custo de operação, dessa forma. “Nada mais justo do que repassar isso para a população. Já que o custo caiu, a população também irá pagar menos”, informa o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, os resultados positivos do Grupo DME são resultados de uma gestão técnica iniciada em 2017, que trouxe mais eficiência as empresas públicas. “A geração e distribuição de energia feita por uma empresa pública municipal, como o caso de Poços, é um dos principais atrativos para a instalação de novas indústrias, trazendo mais empregos para a cidade. A gestão técnica também reflete na qualidade de vida da população, seja nas diversas obras que executamos em parceria com o DME e também na eficiência energética promovida pela instalação da iluminação em LED por toda cidade, o que impacta também na segurança de nossos bairros e centro e foi fator fundamental para esta redução na conta de energia”, acrescentou o prefeito.
Iluminação Pública
A Prefeitura Municipal, através da DME Energética S.A., promoveu a substituição da iluminação pública convencional por LED em todo o município. O Projeto denominado “Poços 100% LED”, teve início em janeiro de 2022, sendo concluído em janeiro de 2023.
Em toda a cidade, por todas os logradouros públicos, foram instaladas lâmpadas de LED, inclusive na região rural. As lâmpadas de LED são mais eficientes, econômicas, possuem maior vida útil e menor manutenção, além de apresentarem melhoria significativa no fluxo luminoso e baixa manutenção. Para este projeto foram utilizados recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). – fonte Secom