Prefeito descarta novo fechamento do comércio em Poços
O prefeito Sérgio Azevedo tranquilizou a população sobre a possibilidade de novo fechamento do comércio na cidade, por conta da pandemia da Covid-19. A dúvida veio à tona após posicionamento do Ministério Público para que os municípios que não tinham aderido ao Programa Minas Consciente do Governo de Minas, voltassem com o atendimento apenas de serviços essenciais no comércio.
No fim de semana o prefeito usou a pagina dele nas redes sociais para esclarecer a situação de Poços de Caldas. “Com a ajuda da população, chegamos a 120 dias de pandemia com índices que nos permitem manter a flexibilização, ou seja, não é verdade que, neste momento, o comércio será fechado novamente. Não podemos ser obrigados a retroceder. Vamos aderir sim ao Minas Consciente, porque é uma decisão judicial, mas após as alterações para se adaptar à realidade atual”, destacou.
A preocupação com o fechamento dos estabelecimentos comerciais considerados não-essenciais se deve à liminar deferida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em atendimento à solicitação do Ministério Público estadual, para que os municípios mineiros sejam obrigados a aderir compulsoriamente ao programa Minas Consciente, do Governo do Estado.
O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” pretende orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado. A proposta criada por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES) sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários que garantam a segurança da população.
Os protocolos do programa estão sendo revistos pelo Governo do Estado, inclusive com a realização de uma consulta pública. O objetivo é que a população contribua e envie sugestões para aprimorar o programa, que passará por alterações para se adaptar ao novo momento da curva de contaminação. Os interessados podem enviar as sugestões até esta quarta-feira (22/7), pelo site www.consultapublica.mg.gov.br.
“Poços não segue o programa, mas temos índices melhores do que qualquer cidade que já aderiu ao plano. O presidente da AMM, representando todos os municípios mineiros, esteve com o governador Romeu Zema na última semana e levou a preocupação sobre a necessidade de que o programa sofra adaptações para se adequar à realidade atual dos municípios. A expectativa é que no dia 29 de julho já tenhamos um novo Programa Minas Consciente, para que todos os municípios possam aderir e alcançar êxito”, declarou Sérgio Azevedo.
Poços de Caldas adotou o sistema de Distanciamento Social Seletivo desde 1º de Maio, por meio de decreto que estabeleceu horários diferenciados para as diversas categorias de estabelecimentos comerciais, que foram autorizados a funcionar de forma controlada e gradativa, observados os cuidados para segurança, como o uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel.
“São 120 dias de pandemia, dos quais ficamos 40 dias com o comércio fechado. Já estamos há 80 dias com o comércio em funcionamento, com tudo dentro do controle. Fizemos o nosso dever de casa e estamos preparados. Poços de Caldas é destaque nesta área, com certeza. Nosso hospital de campanha está pronto, praticamente sem custos para o município, com a doação de empresas privadas, com 10 novos leitos de UTI e 20 de isolamento. A Santa Casa está nos ajudando muito e o Hospital Santa Lúcia está fazendo um trabalho maravilhoso, assim como os hospitais da rede particular”, finalizou o prefeito.