Prefeitura convoca inscritos no cadastro da habitação que não receberam visita domiciliar
Foi publicado no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (28) o 4º Edital de Convocação do Departamento de Projetos e Desenvolvimento Habitacional da Secretaria Municipal de Promoção Social, que comunica o encerramento das visitas domiciliares dentro do processo de análise de critérios do Programa Minha Casa Minha Vida no município.
O edital também convoca as pessoas que possuem inscrições no Cadastro da Habitação, dos anos de 1990 a 2009, que fizeram a atualização após agosto de 2017, mas que ainda não receberam visita domiciliar, a comparecerem na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, de 1º a 4º de julho, das 9h às 16h, na Avenida Mansur Frayha, anexo ao Terminal Rodoviário. A ausência no período estabelecido implica a não participação no atual Programa Minha Casa Minha Vida.
A convocação faz parte do processo de seleção dos candidatos a beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1. A Prefeitura vai entregar 634 novas moradias até o próximo ano. São 244 unidades habitacionais no Residencial Vale dos Pinheiros, no Jardim Itamaraty, na zona leste, e 390 no Residencial Sonho Dourado, no Jardim Esperança 3, na região sul.
O período de atualização cadastral para os inscritos no Cadastro da Habitação teve início em agosto de 2017 e seguiu até outubro de 2018. Em fevereiro de 2019, foi realizado o terceiro e último mutirão para atender aqueles que, por algum motivo, deixaram de providenciar a atualização cadastral junto ao Departamento de Projetos e Desenvolvimento Habitacional.
Processo de seleção
O processo de seleção engloba atualização cadastral, visita domiciliar e apresentação de documentos. A convocação publicada nesta sexta-feira é voltada para as pessoas que realizaram a atualização cadastral, mas ainda não receberam a visita das assistentes sociais da Prefeitura.
“Estamos concluindo o processo referente ao Residencial Vale dos Pinheiros, no Jardim Itamaraty, que está em fase de finalização. A convocação tem como alvo as pessoas que realizaram a atualização cadastral, mas ainda não receberam a visita da nossa equipe. Em alguns casos, a equipe chegou a realizar sete visitas à mesma residência, inclusive com agendamento prévio por telefone, mas ninguém foi encontrado. O processo é bastante complexo e precisamos cumprir as determinações e prazos estabelecidos no Plano de Trabalho junto à Caixa Econômica Federal”, explica a responsável pela área administrativa do Programa Minha Casa Minha Vida da Secretaria de Promoção Social, Wirgínia de Vito.
As visitas domiciliares têm por objetivo verificar a real situação das famílias inscritas e levantar dados referentes a todas as pessoas que fazem parte do núcleo familiar. Depois, os técnicos do Departamento Habitacional da Secretaria de Promoção Social avaliam o enquadramento das famílias inscritas nos critérios municipais e nacionais e as consideradas aptas são encaminhadas à Caixa Econômica Federal para avaliação final do processo.
“Desde 2017, a Secretaria Municipal de Promoção Social está empenhada no sentido de dar publicidade e transparência ao processo de atualização dos inscritos no Cadastro da Habitação aptos a participarem do processo de seleção do Programa Minha Casa Minha Vida. Nossa preocupação é que as pessoas não sejam prejudicadas pela falta de informações e estamos trabalhando neste sentido desde o início do processo. Por isso, é importante que as pessoas que ainda não receberam a visita domiciliar atendam a nossa convocação e estejam aqui na próxima semana”, destaca a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3714-3564 e 3712-8515.