Prefeitura de Caldas permite abertura do comércio por 3 dias
O comércio de Caldas poderá funcionar de hoje até a próxima sexta-feira, 24. O retorno às atividades se deve a um decreto baixado pelo prefeito Alesxandro Conceição Queiroz, que flexibilizou o funcionamento do comércio na cidade. O comercio vai funcionar das 12h às 16h.
Porém não será todo comércio autorizado a funcionar nestes 3 dias. Os estabelecimentos do setor de gêneros alimentícios, como bares, restaurantes, lanchonetes, trailers e sorveterias, permanecem atendendo somente com entrega em domicílio.
Poderá funcionar apenas o comercio varejista e com algumas restrições. Os funcionários dos estabelecimentos deverão usar máscaras, e o comerciante deve tomar medidas preventivas, como fornecer meios para a higienização dos clientes. Além disso, não será permitida a entrada de pessoas sem máscaras no estabelecimento.
O decreto também torna obrigatório o uso de máscaras para as pessoas que deixarem o isolamento social para ir ao comércio.
Pelo decreto o estabelecimento que tiver menos de 100 metros quadrados terá que permitir a entrada de uma pessoa somente no recinto. Acima de 100 metros quadrados, apenas 2 pessoas. Caso haja fila, deve ser respeitada a distância de 1,5 metros entre as pessoas. As lojas de confecção não poderão permitir que o cliente use o trocador para experimentar qualquer tipo de peça.
Os salões de beleza poderão funcionar desde que atendam as medidas preventivas e com horário marcado e de forma individual.
A feira livre poderá ser realizada apenas na quinta-feira, 23, somente com expositores de Caldas e respeitando um espaçamento de 2,5 metros entre as bancas e todos devem usar máscaras.
As auto escolas também estão autorizadas a funcionar de segunda a sexta, porém o instrutor e o aluno deverão usar máscaras.
O decreto que flexibiliza o comércio não abrange as academias, igrejas e templos religiosos, hotéis e pousadas da cidade. Em março deste ano , um outro decreto também permitiu a abertura do comércio de forma flexibilizada.