Prefeitura faz balanço positivo do Carnaval 2016
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço divulgou no final da manhã desta sexta-feira, o balanço do Carnaval 2016 em Poços de Caldas durante uma entrevista coletiva no gabinete dele. Na avaliação feita tanto pela administração quanto pelos órgãos de segurança, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Defesa Social, tudo transcorreu bem, sem ocorrências graves relacionadas ao evento carnavalesco.
No ponto de vista do prefeito, o balanço positivo se deve a uma série de ações planejadas visando às famílias poços-caldenses e principalmente as dos turistas que vieram prestigiar a festa durante os 5 dias de folia. A aposta em realizar o carnaval mesmo após o temporal do dia 19 de janeiro deu tão certo que os hotéis estavam praticamente com lotação total, movimento que também foi observado em bares e restaurantes que ficam nas proximidades das atrações e também o comércio de forma geral que acabou lucrando de certa forma com a presença dos turistas. O valor arrecadado na forma do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN) só deve ser calculado com o fechamento mensal da Secretaria de Fazenda, mas pela movimentação se estima um bom lucro.
“Foram mais de 70 eventos realizados em clima de alegria e tranquilidade, sem ocorrências relacionadas ao carnaval e com excelente público em todas as atrações. Esse carnaval da família é a cara de Poços de Caldas, uma cidade acolhedora que, neste momento de superação conseguiu realizar o melhor carnaval dos últimos tempos”, ressaltou o prefeito.
Ainda na linha da economia, segundo o Secretário Municipal de Cultura, João Alexandre Moura, a quantidade de atrações no carnaval contribuiu para a geração e emprego temporário e renda para aproximadamente 800 profissionais que trabalharam durante o carnaval. Raciocínio seguido pelo Secretário Municipal de Turismo, Rômulo Vilela que enfatizou o engajamento de todos na organização da festa para tudo desse certo agradando a todos os públicos com a mais variada programação cultural oferecida nos dias de folia.
Para o comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Frederico Antônio Lima, esse foi o carnaval mais tranquilo dos últimos anos em Poços de Caldas. De acordo com o comandante, em 2015 foram registrados 5 roubos durante o carnaval, contra 2 apenas este ano. Houve um homicídio no bairro São José, mas o caso não estava relacionado às festividades no centro da cidade. A mesma tranquilidade foi constatada pelo comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, Major Erdilei Viana, que juntamente com o Secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, ressaltaram a importância das ações preventivas e o planejamento das ações de segurança durante as reuniões para a realização do carnaval.