Prefeitura realiza limpeza no Va i e Volta com máquina
A Prefeitura de Poços de Caldas iniciou na manhã desta terça-feira, 2, a limpeza do Córrego Vai e Volta. Os trabalhos estão concentrados no trecho atrás da Coopoços. De início estão sendo retirados os entulhos que foram carregados pela correnteza no temporal do dia 19 de janeiro, bem como os escombros de imóveis que foram atingidos pela inundação.
O trabalho consiste também no desassoreamento do córrego e ainda aprofundar a calha para dar maior vazão a água e evitar que o córrego volte a transbordar. De acordo com o assessor da Defesa Civil, Luiz Paulo Corrêa Miranda, o trabalho será feito até onde a máquina conseguir entrar, uma vez que a topografia não é muito favorável para este tipo de serviço. “Onde o córrego não permitir que a máquina entre, o serviço será feito manualmente”, destacou o assessor da Defesa Civil.
A limpeza no Vai e Volta faz parte de uma série de ações que a prefeitura vem realizando após o temporal do dia 19 de janeiro. Na semana passada homens do Corpo de Bombeiros mergulharam no córrego para saber das condições e profundidade da calha para que o trabalho de hoje pudesse ser realizado.
Um alívio para o aposentado Edir Junqueira que há 50 anos ele mora em uma casa na rua Capitão Affonso Junqueira, que faz divisa com o córrego. O imóvel foi inundado na noite do temporal. Para ele já era hora da prefeitura limpar o local utilizando uma máquina, coisa que o aposentado aind não tinha presenciado até o momento.
Porém o aposentado foi categórico ao falar da limpeza. “Não adianta vir com a máquina hoje e tirar toda sujeira se alguns moradores às margens do córrego continuarem a jogar lixo na água” esbravejou Junqueira.
Pela quantidade de entulho, pedra e vegetação, o serviço não tem prazo para ser concluído.