TRE

Presidente do TRE recebe a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek

Nesta terça-feira (12), o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do TRE, recebeu do Governo de Minas Gerais a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. A honraria foi entregue pelo governador do estado em exercício, Mateus Simões (à direita, na foto), em evento que ocorreu em Diamantina, cidade natal do político que dá nome à medalha.   

Além do presidente do Tribunal, a integrante da Corte Eleitoral Patrícia Henriques Ribeiro e o diretor-executivo da Escola Judiciária do TRE, desembargador Joemilson Donizetti Lopes, foram agraciados com a Medalha de Honra. 

Foto com três integrantes da Corte Eleitoral que receberam a medalha JK

Neste ano a honraria fez referência aos 121 anos de nascimento de JK. Receberam a condecoração, nas categorias Grande Medalha e Medalha de Honra, 119 personalidades e instituições, dentre elas o ministro do STF, Kássio Nunes Marques; o desembargador do TJMG – e recém nomeado ministro do STJ -, José Afrânio Vilela; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Luiz Tadeu Martins Leite; o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE; e a Sexta Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Diamantina. 

O desembargador afirmou que participar desse momento simbólico em que o Governo transfere a sede para Diamantina é uma grande honra. “Esta Medalha Juscelino Kubitschek para nós mineiros, para o povo de Diamantina, para o povo do estado de Minas e para a nossa nação brasileira é um reflexo da democracia, da cidadania e da liberdade pregada na nossa Bandeira do Estado de Minas Gerais’ ressaltou o presidente. 

O governador em exercício Mateus Simões presidiu a solenidade em virtude de viagem internacional do governador Romeu Zema. Em seu pronunciamento, Mateus ressaltou o papel fundamental de JK para a integração nacional, para a centralização do Brasil, voltando-se para o interior e para a estruturação do modelo político atual. “Que cada um que recebeu a medalha responda a esse chamado, que vai além da homenagem. Que o que cada um constrói também sirva de inspiração”, disse. 

Também estiverem presentes na cerimônia o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Ramom Tácio, o juiz auxiliar da vice-presidência, Marcelo da Cruz Trigueiro, e a diretora-geral do Tribunal, Cassiana Lopes Viana. 

Medalha Presidente Juscelino Kubitschek  

Criada pela Lei Estadual nº 11.902/1995, a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek foi entregue pela primeira vez em 1996.  A homenagem é feita anualmente e concedida a personalidades e instituições que venham prestando ou tenham prestado serviços de excepcional relevância à coletividade e contribuído, destacada e decisivamente, para o crescimento das instituições políticas e governamentais e para o desenvolvimento de município, de Estado ou do País. 

A medalha é concedida anualmente, no dia 12 de setembro, data comemorativa do nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira. O evento é tradicionalmente realizado em Diamantina (região central), cidade natal do ex-presidente da República. 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE – MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.