Procon Estadual interdita posto de combustíveis em Poços
Um posto de combustíveis localizado na Rua Jamil Sayeg com a Remígio Prezia, no bairro José Carlos, zona leste de Poços de Caldas foi interditado nesta terça-feira, 25, pelo Procon Estadual. A suspeita é de adulteração no combustível.
De acordo com o promotor Renato Maia, representante do Procon Estadual, a ação faz parte das fiscalizações constantes nos postos de combustíveis do município.
Ainda segundo o promotor, durante a fiscalização foram detectadas irregularidades e os fiscais lacraram todas as bombas de combustível.
Em Minas Gerais a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis é de competência do Procon-MG. Durante as ações é feita a análise dos produtos comercializados no mercado de consumo, verificação da quantidade de combustíveis disponibilizados pelas bombas abastecedoras, além da avaliação dos aspectos de segurança, prestação da qualidade do serviço, atendimento ao consumidor e disponibilização de informações obrigatórias, nos termos do convênio firmado com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).
Segundo o Procon Estadual após detectada alguma impropriedade na análise da qualidade, as bombas são interditadas cautelarmente, evitando que o produto fora da especificação legal chegue até o tanque dos veículos.
Ainda de acordo com o Procon Estadual os postos são obrigados a realizar análises de qualidade dos combustíveis sempre que solicitados pelo consumidor, conforme estabelecido na Resolução ANP nº 9/2007. Os postos também devem manter em suas dependências a medida padrão de 20 litros, equipamento medidor utilizado para verificar se não há fraude na quantidade fornecida pelas bombas.
Nós tentamos contato com representantes do posto, mas o telefone ainda pertence ao antigo proprietário, que vendeu o estabelecimento em maio deste ano e desconhecia a ação do Procon. Não foi possível falar ainda com o atual dono.