Professoras de Poços de Caldas são reconhecidas como Educadoras de Valor
Três professoras de escolas municipais de Poços de Caldas foram as vencedoras da Campanha Educador de Valor 2024, promovida pela Alcoa Poços de Caldas.
A iniciativa do Instituto Alcoa promove a valorização dos profissionais da educação em seus territórios de atuação. Em 2024, trouxe novidades e se aprofundou nas vivências e experiências educativas realizadas no ambiente escolar em três categorias: Cultura de Paz, Educação Ambiental e Educomunicação, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O evento de encerramento da quarta edição da campanha, que foi realizado no dia 27 de novembro, contou com a contribuição remota de Monica Espadaro, diretora executiva de Operações, e Marco Froes, diretor de Sustentabilidade da Alcoa Brasil e presidente do Instituto Alcoa, além das lideranças e participantes das unidades da Alcoa em Juruti (PA) e São Luís (MA).
A mobilização e participação de Poços de Caldas na campanha teve mais de 22 mil votos na etapa de votação popular.
Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação, destacou a satisfação de participar deste momento de reconhecimento dos educadores de Poços de Caldas. “Agradecemos o envolvimento de toda a comunidade escolar do município e a parceria da Secretaria Municipal de Educação, representada pela secretária Deborah Brianezi e equipe”.
Os projetos vencedores ganharam um tablet e um voucher para compra de livros:
Elaine Cristina Carvalho Delgado Silva, professora da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, com o projeto “Mosquitoeira, uma forma de cooperar no combate à dengue”, na categoria Educação Ambiental.
Mariana Aparecida de Carvalho, professora na Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado e no Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte (Projeto EJA), com o projeto “Oficina de redação: escreviver o mundo”, na categoria Educomunicação. “Começamos o projeto para ajudar os alunos a se aprofudarem nos conhecimentos para o vestibular, durante o horário de almoço na escola, e hoje em dia já temos pessoas de fora da instituição interessadas”.
Nívia Vasques de Oliveira Figueiredo, professora da Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, com o projeto “Semana Educação para a Vida: O Futuro é Logo Ali”, na categoria Cultura de Paz.
Já a Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a Escola de Valor de Poços de Caldas, com o maior número de projetos inscritos, e ganhou um notebook para uso em atividades escolares. “O Educador de Valor reforça os três principais pilares para uma educação de qualidade: empatia, dedicação e comprometimento para execução de ações que vão proporcionar um futuro melhor aos nossos estudantes”, conclui a diretora Rosana Del’Busso Zampiere.