DiversosEconomiaUtilidade pública

Profissionais liberais de Poços devem R$ 2,4 milhões à Receita Federal

Profissionais liberais de Poços de Caldas estão na mira da fiscalização da Receita Federal. O órgão iniciou uma operação de combate à sonegação tributária previdenciária praticada por titulares de cartório, advogados, médicos, odontológicos, veterinários, engenheiros e representantes comerciais. Por se tratar de informações confidenciais a Receita não revelou o número de profissionais que estão em débito.

Débito foi descoberto por meio de cruzamento de dados - foto divulgação
Débito foi descoberto por meio de cruzamento de dados – foto divulgação

A cobrança é baseada no cruzamento de dados entre as informações das Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) de contribuintes individuais que prestaram serviços a pessoas físicas nos últimos quatro anos.

De acordo com a legislação, o profissional liberal que presta serviços à pessoa física é filiado obrigatório à Previdência Social, na qualidade de Contribuinte Individual, e, portanto, deve recolher a contribuição previdenciária no percentual de 20% sobre o montante da remuneração obtida até o limite máximo do salário de contribuição, o que não estaria acontecendo.

A expectativa é que, com as ações de auto-regularização dos contribuintes, sejam arrecadados mais de R$ 2,4 milhões referentes a 2013 e 2016.

A Delegacia da Receita Federal informa que, a partir de março, os contribuintes que declararam rendimentos recebidos de pessoas físicas e não efetuaram o recolhimento ou o fizeram em valor menor que o percentual de 20% sobre o montante da remuneração obtida mensalmente estarão sujeitos à fiscalização e poderão pagar multa de 75% a 225% sobre o valor apurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.