Programa que visa a preservação da Mata Atlântica forma mais uma turma
Com o Concurso de Maquetes, entrega de certificados e visita ao Jardim Botânico de Poços de Caldas, a unidade da Alcoa em Poços de Caldas encerrou na última terça-feira, 15, a primeira turma do Programa Cultivando a Mata Atlântica 2016. Participaram 33 alunos da Escola Municipal Dr. Alvino Hosken de Oliveira.
Neste terceiro ano do Cultivando a Mata Atlântica, o Programa foi remodelado para melhor atender aos alunos. Foram alteradas as datas dos encontros, de mensais para semanais, e lançado o Concurso de Maquetes, com o tema “Mata Atlântica e Conservação da Biodiversidade”, que permite aos participantes colocar em prática o que aprenderam, e alteradas as datas dos encontros, mensais para semanais.Em cada turma é escolhida a melhor maquete, de acordo com critérios predeterminados, e os autores são premiados.
O Cultivando a Mata Atlântica é desenvolvido pela Alcoa em Poços de Caldas desde 2014, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Jardim Botânico. O Programa é direcionado a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal com o objetivo de despertar nos jovens a importância de conservar a biodiversidade da Mata Atlântica. Durante quatro encontros, três deles realizados no Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas, os participantes estudam temas como biodiversidade, biomas e a Mata Atlântica, conservação de recursos naturais (água), importância de preservar a floresta, queimadas, flora e fauna da Mata Atlântica, comércio ilegal de animais, mineração sustentável, reabilitação de áreas mineradas e o alumínio no dia a dia das pessoas.
São realizadas atividades práticas nas trilhas para identificação de espécies arbóreas do bioma Mata Atlântica e de hábitos de animais, além de visita à sala de maquetes, que reproduz o processo de produção do alumínio. O quarto encontro acontece no Jardim Botânico de Poços de Caldas.
Para Walmer Rocha, gerente de Operações da Alcoa em Poços de Caldas, o Cultivando a Mata Atlântica está dando uma grande contribuição às atividades de educação ambiental desenvolvidas nas escolas. “Temos a certeza que estamos ajudando a formar cidadãos conscientes de sua importância na construção de um mundo melhor”.
No primeiro semestre de 2016, o Programa terá a participação de cerca de 180 alunos, de sete escolas municipais: Alvino Hosken de Oliveira, Washington Luís, Prof. Júlio Bonazzi, D. Lúcia Sacomann Junqueira, José Avelino de Melo, Professora Carmélia de Castro e Raphael Sanches, sendo as quatro últimas localizadas na zona rural.