Quarteto de Choro poços-caldense se apresenta na Argentina
O Araçá Quarteto de Choro estará na capital Argentina pela primeira vez para uma participação especial na Roda do Club de Choro de Buenos Aires, sábado dia 17 de junho, às 21 horas, no histórico bar La Paz Arriba. A viagem do grupo conta com o incentivo do Programa Música Minas – Intercâmbio e Circulação 2017, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
A viagem para a Argentina também vai render aos músicos uma apresentação no “Encuentros en Casa”, também em Buenos Aires, no domingo, dia 18. Na segunda-feira, dia 19, o Araçá estará em La Bicicletaria – Creación Colectiva, onde vai se reunir com músicos do coletivo Club de Samba e Choro de La Plata e com os também brasileiros do grupo Muiraquitã, de João Pessoa, Paraíba, que coincidentemente estão na Argentina.
O convite para a turnê internacional, resultou do contato com o Club de Choro de Buenos Aires, que realiza uma roda de música aos segundos domingos de cada mês. O Club é um coletivo de músicos amadores e profissionais argentinos e brasileiros residentes em Buenos Aires, que se reúne para tocar, estudar, compor, difundir e manter vivo o Choro.
O evento “Encuentros en Casa” é organizado há cerca de três anos por Mara Ticach com a ideia de compartilhar música em um ambiente aconchegante. Costuma receber grupos musicais iniciantes e também consagrados na cena musical que estão de passagem pela capital.
No espaço do coletivo de La Plata, o evento vem sendo divulgado com o título “5.000 km de Choro” e promete uma noite de integração entre Brasil e Argentina com apresentações do Araçá e do Muiraquitã em uma grande roda de choro com os músicos do Club.
Os músicos do Araçá Quarteto estão empolgados com a ideia da realização do primeiro tour internacional. “Acreditamos que será muito importante para o crescimento musical do grupo, para fazer novos contados e ampliar as possibilidades de apresentações fora do país”, afirma Jorge Viviani, violonista do grupo.
O Araçá
Conjunto de música instrumental brasileira criado em 2016, em Poços de Caldas, Minas Gerais, o Araçá Quarteto reúne os experientes músicos de formação acadêmica e popular, Jorge Viviani (violão 7 cordas), Otávio Quartier (clarinete), Leo Brasileiro (pandeiro) e Flávio Danza (cavaco). Tem como produtora a jornalista Bibi Rodriguez.
Atualmente desenvolve o projeto Araçá Quarteto – Concertos no Parque, na cidade de Poços de Caldas, que tem como intuito contribuir para a preservação
dos patrimônios culturais brasileiros, com o choro, em apresentações gratuitas nas manhãs de sábado.